\imprensa Viva
.

Adeus juros subsidiados no BNDES com dinheiro do contribuinte. Governo aprova TLP, bolsa sobe e dólar cai.



Contrariando os interesses da bancada do PT, a Comissão Especial do Congresso acaba de aprovar a medida provisória que cria a nova taxa de juros do BNDES, a Taxa de Longo Prazo (TLP). O mercado reagiu positivamente ao avanço da medida, que precisa  agora ser aprovada nos plenários da Câmara e do Senado para entrar o vigor. A Bolsa superou 71 mil pontos e o dólar operou em queda após o anúncio do sinal verde para a MP dado pela Comissão.

A Taxa de Longo Prazo (TLP) será a taxa usada nos empréstimos concedidos pelo BNDES em substituição a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). Com isso, o bando poderá equiparar a política de juros a praticada no mercado. Hoje, os contratos obtidos por grandes empresas garante uma taxa de 7% ao ano, enquanto a taxa básica da economia, que baliza os juros cobrados no mercado, está em 9,25%. A diferença é paga pelo contribuinte.

Com a mudança, a nova taxa do BNDES será igual à taxa que o Tesouro paga para tomar empréstimo junto ao mercado, ou seja, livre de interferências políticas. Assim, ela seria uma taxa de juros dentro dos padrões do mercado. Durante os governos do PT, além de garantir juros subsidiados pelo contribuinte, as empresas eleitas por Lula como as campeãs nacionais que usaram crédito do BNDES ainda se evolveram em escândalos de corrupção apurados na Operação Lava Jato.\
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget