\imprensa Viva
.

Sentença irrepreensível de Sérgio Moro deixa Lula e o PT em pânico e minimiza chance de revisão na segunda instância



O juiz federal Sergio Moro surpreendeu o Brasil com um belíssimo documento de 216 páginas, no qual declarou a sentença pela condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso envolvendo o tríplex no Guarujá, no litoral paulista.

A dedicação e o zelo em descrever pormenorizadamente os mínimos detalhes e nuances que o levaram a proferir a sentença contra Lula deixou o meio jurídico surpreso. A absolvição do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre fez com que Moro dedicasse maior cuidado ao produzir o documento com a sentença contra Lula. Moro havia condenado Vaccari, que foi absolvido na segunda instância no último dia 27.

Na sentença em que condenou o ex-presidente Lula a 9 anos e 6 meses de prisão, Moro foi meticuloso, detalhista, perspicaz e parcimonioso. A peça que transporta a mensagem da condenação de Lula foi considerada brilhante por uma série de aspectos, que vão desde a refutação dos principais argumentos da defesa do petista, ao tempo de condenação e ao fato de não ter determinado a prisão imediata do petista. Moro desmontou a tese da defesa de Lula, que tentou colocar a culpa pelos crimes na ex-primeira dama Marisa Letícia, a mulher de Lula falecida em fevereiro.

Segundo interlocutores, o ex-presidente Lula desabou ao final da noite desta quarta-feira após conversar com dirigentes e amigos que estudaram em detalhes o documento de mais de 200 páginas produzido por Moro. A avaliação geral foi a de que as alternativas da defesa do petista foram diligentemente dizimadas pelo juiz federal. Segundo um dirigente do partido, Lula e o PT foram surpreendidos com a sofisticação da sentença de Moro. Todos esperavam uma sentença demolidora apenas no caso do sítio em Atibaia.

Os desembargadores TRF4 que vão analisar a sentença de Moro na segunda instância também vão se deparar com detalhes embaraçosos para reverter a decisão do juiz federal na primeira instância. No meio jurídico, há quem aposte no aumento da pena imposta por Moro a Lula. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget