\imprensa Viva
.

Se Lula tivesse ganhado dinheiro honestamente, mesmo que fosse na Mega Sena, não torraria tantos milhões com jatinhos



Um dos aspectos mais intrigantes sobre a vida do ex-presidente Lula é a sua verdadeira obsessão por jatinhos de luxo. O petista é recordista mundial em horas de voo e nunca se incomodou em torrar até R$ 200 mil para viagens em pequenos percursos, como de São Bernardo do Campo-Brasília-ão Bernardo do Campo no mesmo dia. Somente neste percurso, Lula já fez mais de 50 viagens, desde que deixou a presidência em 2011.

Não há como considerar que alguém que se diz pobre possa torrar tanto dinheiro com o fretamento de aeronaves caríssimas. Tudo na vida tem um custo.

Mas a compulsão de Lula por jatinhos de luxo já havia chamado a atenção das autoridades. Em 2015, o Núcleo de Combate à Corrupção (NCC) do Ministério Público Federal do Distrito Federal, abriu uma investigação sigilosa para saber de onde vinha o dinheiro que bancava a farra de Lula com o fretamento de aeronaves e centenas de viagens internacionais.

Segundo dados do próprio Instituto Lula, o ex-presidente passou boa parte de seu tempo entre  2011 a 2014 viajando pelo Planeta. A maratona aérea teve 174 viagens em voos fretados, sendo 63 deles no Brasil e 111 no exterior.

Em ofício emitido em maio de 2015, a procuradora do NCC Mirella de Aguiar, assinou pedido de apuração da movimentação de Lula pelo mundo para "aferir-se se encontram adequação típica no ordenamento jurídico nacional, caso em que poderá ser instaurada ou requisitada investigação".

Mirella foi substituída pela procuradora Anna Carolina Resende Maia Garcia, que atuava na equipe do procurador-geral Rodrigo Janot, não deu prosseguimento ao caso.

Mas o caso das viagens de Lula foi retomado em julho daquele mesmo ano pelo Núcleo de Combate à Corrupção, quando o procurador Valtan Timbó Martins Furtado, interino no 1º Ofício, fez andar despacho sobre uma Notícia de Fato (NF 3.553/2015) solicitada pelo procurador do 4º Ofício, Anselmo Lopes, que recolheu material de imprensa sobre as viagens de Lula e as relações dele com empreiteiras investigadas na Lava Jato.

A canetada de Furtado transformou a Notícia de Fato de Lopes em Procedimento de
Investigação Criminal (PIC), ato que, segundo o MPF, corresponde a um inquérito na esfera da
Polícia Federal. A investigação pretendia "elucidar suspeitas" de ligações do ex-presidente com empresas patrocinadoras de viagens e compradoras de palestras. A defesa do ex-presidente Lula acabou movendo uma ação contra Furtado e a representação foi arquivada.

De lá para cá, Lula fez outras centenas de viagens a bordo de jatinhos, sem ser incomodado por ninguém. Os gastos com viagens do petista podem ter superado a marca de R$ 30 milhões nos últimos anos.


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget