\imprensa Viva
.

Relatório da Organização Mundial do Comércio revela desgraça de 13 anos da administração petista



Aos poucos, a farsa representada pelos governos petistas de Lula e Dilma vai sendo desmascarada em várias frentes. Seja na Justiça, na política e na economia, as mentiras do PT vão caindo uma a uma, feito um castelo de cartas. Segundo estudo divulgado esta semana pela Organização Mundial do Comércio (OMC), Brasil foi o maior perdedor da política industrial e comercial praticada nos 13 anos de governos petistas,

O documento divulgado esta semana é parte do trabalho de amplo e detalhado relatório produzido pelo órgão internacional, desde último levantamento detalhado sobre a política brasileira, realizado em 2013. O destaque do estudo fica por conta da distribuição de crédito subsidiado, os favores fiscais a grupos e setores selecionados e a manutenção, durante anos, de uma injustificável política de conteúdo nacional.

Segundo o órgão, a farra com os recursos públicos na era petista levou ao desperdício de centenas de bilhões, talvez trilhões, em subsídios fiscais e financeiros, com pouco ou nenhum aumento da taxa de expansão econômica, da inovação e da competitividade.

Os enormes favores ao Grupo J&F são uma excelente ilustração dessa história, mas  a lista é bem mais longa e vergonhosa. As administrações petistas patrocinaram verdadeiros desastres na economia do paós, com a corrupção na Petrobrás que quase levou à lona a poderosa estatal brasileira. O relatório da OMC aponta com clareza o alto custo, o desperdício de recursos e a ineficiência do protecionismo e de outras políticas de favorecimento a grupos empresariais, como a OI, Odebrecht, OAS, e JBS-Friboi, que juntas drenaram quase U$ 1 trilhão ao longo de poucos anos.

O relatório menciona, além desses erros, a manutenção de um sistema tributário complicado, ineficaz e custoso, assim como a persistência de pesados entraves burocráticos à atividade empresarial. Esses entraves complicam, obviamente, as importações, e contribuem para o excessivo fechamento do País, mas também produzem uma porção de outros maus efeitos.

Na prática, o relatório da OMC classifica a política petista para a indústria e comércio como uma escandalosa burrice – pelo menos do ponto de vista do interesse geral de empresários, trabalhadores e consumidores. Entre as práticas obsoletas, estão a exigência de conteúdo local, o crédito com taxas de juros administradas ou subsidiadas e outros subsídios orientados.

Tudo isso leva, geralmente, a elementos com subsídios cruzados, o que acaba “afetando a economia e suas perspectivas”. Com isso, o país fica mais voltado para dentro, com economia relativamente fechada, o que resulta em “baixa disseminação do e abertura ao comércio internacional”.

O desastre da diplomacia brasileira a partir de 2003 contribui para o encolhimento das opções de negócios para o Brasil no exterior, mas favoreceram os cofres do PT e dos empresários corruptos que se alinharam aos governos petista ao longo de mais de uma década. O  alinhamento ideológico dos líderes petistas com países governados por corruptos comunistas e socialistas como Cuba, Venezuela e Angola fez com que o Brasil perdesse oportunidades de outo na Europa e Ásia. Segundo a OMC, a estupidez dos governos de Lula e Dilma só seria justificável se seus governos fossem capazes de moldar o mundo de acordo com suas convicções, o que não foi o caso. O dinheiro do contribuinte saiu dos cofres públicos brasileiros apenas para beneficiar uma elite de cúmplices internacionais. Metade de uma geração inteira de brasileiros teve seu futuro dramaticamente comprometido com a negligência, incompetência e corrupção dos governos Lula e Dilma.

O atual governo se esforça para rever acordos de incentivos fiscais concedidos durante as administrações petistas que ainda vão gerar perdas de mais de R$ 250 bilhões em receitas até 2018, mas os partidos da oposição como o PT, PSOL, REDE e PCdoB impedem que os projetos sejam votados no Congresso. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget