\imprensa Viva
.

Primeira condenação de Lula não é o auge da vergonha. É apenas o começo. Petista será condenado por outros crimes



Há poucos dias, o ex-presidente Lula se tornou primeiro ex-presidente da República condenado por corrupção na história do Brasil. O petista foi condenado pelo juiz federal Sergio Moro a nove anos e seis meses de prisão e apontado na sentença histórica como culpado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Na sequência, Moro determinou o bloqueio de seis imóveis, dois carros e cerca de R$ 9.5 milhões encontrados em contas correntes e aplicações financeiras do petista.

De fato, a situação de Lula, sendo ele um ex-presidente da República e ex-chefe de Estado com notoriedade mundial, é bastante vergonhosa. Juristas são unânimes em reconhecer que a condenação do petista apresenta todos os ingredientes clássicos descritos na literatura mundial sobre os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Os fatos, corriqueiramente ocultados nestes tipos de crimes através de uma série de procedimentos amplamente conhecidos, são inegáveis. Resta apenas ao petista e sua defesa se apegar desesperadamente aos critérios mais elementares da Justiça explorando fatos da superfície dos casos, mesmo cientes de que as investigações sobre este tipo de crime nunca são tão rasas como querem fazer parecer.

Criminosos que querem ocultar patrimônio e omitir o recebimento de vantagens indevidas (dinheiro disfarçado de favores), usam laranjas. Autoridades do mundo todo lidam com este tipo de prática há mais de cem anos. Embora todos esperneiem exigindo provas, o fato é que, sem este tipo de consideração por parte da Justiça, todos os milhares de corruptos que são presos ao redor do mundo todos os anos permaneceriam impunes.

Mas mesmo que Lula conseguisse convencer a sociedade e os desembargadores do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que vão analisar seu caso na segunda instância, o petista não se veria livre de problemas com a Justiça.

Além deste processo em que foi condenado, o ex-presidente é réu em outras quatro ações penais e alvo do inquérito do sítio em Atibaia, que resultou em mais uma denúncia do MPF que ainda não foi analisada por Sergio Moro. Lula será processado ainda com base nos esquemas de corrupção da JBS-Friboi. A vergonha mundial de Lula não termina com a ação penal do triplex do Guarujá. É apenas o começo. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget