\imprensa Viva
.

Não tenha receio de falar bobagens. Isso não é privilégio dos jornalistas e políticos. Erre, mas seja livre



Fique atento: A liberdade de expressão é o direito fundamental de qualquer cidadão. O Brasil é um país democrático onde qualquer indivíduo é livre para manifestar seus pensamentos, opiniões e ideias pessoais sem medo de retaliação ou censura por parte do governo ou de outros membros da sociedade.

Nestes tempos de ampliação do alcance das redes sociais, é importante que as pessoas criem coragem de expressar suas opiniões sem se importar com as tendências ditadas por meios de comunicação ou por formadores de opinião.

Na trajetória do país como civilização, este momento representa uma oportunidade importantíssima para que cada pessoa manifeste plenamente o seu direito de expressar suas opiniões. O indivíduo não deve cair nas armadilhas invisíveis concebidas por aqueles que querem fazer prevalecer suas opiniões. Esta é uma forma de opressão milenar usada pelas elites para calar as minorias. Quantas obras geniais, romances fantásticos, relatos históricos, teorias revolucionárias e até mesmo cartas de amor deixaram de ser escritas por pessoas intimidadas pelo policiamento ostensivo dos "letrados"?

Uma das técnicas mais covardes usadas para inibir a manifestação da liberdade de expressão é o patrulhamento linguístico. A discriminação, o preconceito e até mesmo o escárnio contra pessoas que não dominam a gramática é uma forma miserável de inibir o debate em torno das ideias. É uma ditadura intelectual severa e mesquinha. Parece que temem que uma pessoa "inferior" seja mais brilhante, mesmo não sabendo escrever. Juízes, médicos, jornalistas, professores, artistas, jornalistas, políticos quando tiram para falar bobagem, sai de baixo. Todo ser humano possui suas limitações e talentos. A comunicação não é um privilégio exclusivo para quem pretensamente acha que sabe ler ou escrever corretamente.

Seja teimoso, escreva errado, não se preocupe com pontuação, vírgulas ou com a "norma culta" quando tiver algo para dizer com urgência. Não se deixe intimidar por pessoas de mente limitada, cujo pensamento está aprisionado na "forma" correta de escrever. Não tenha medo de escrever errado e ainda por cima, falar bobagens. Se esta é a única forma de expressar seus pensamentos, nada mais digno que fazê-lo. Escreva errado, mas escreva. Não fale errado, não sussurre errado. Grite!

A inteligência não está consignada ao conhecimento. É mais provável encontrar uma frase sábia que emerge da boca de um cidadão comum, que vivencia os desafios sociais em seu dia a dia do que a opinião de um"intelectual" sobre o que o cidadão sente na própria pele. O intelectual pode até falar bonito, mas que vai dizer a verdade é o indivíduo, o povo, independente de sua condição social ou grau de instrução.

Não deixe que te calem. Não negligencie o que sente, o que pensa, o que tem a dizer. Não se deixe intimidar. Mande quem te ofender para 'aquele lugar". Não peça licença pelo seu direito de se expressar. O pensamento é a caracterítica mais humana que pode existir. O “preconceito linguístico” é justamente um instrumento de cerceamento da liberdade de expressão, uma forma cruel de inibir que os mais humildes ousem manifestar suas opiniões e pensamentos. O brasil é  um país onde menos de 8% da população possui nível superior, em um universo onde apenas cerca de 1% domina realmente a língua portuguesa.

As redes sociais prosperaram justamente em virtude da disponibilização de um espaço democrático mais favorável à Liberdade de expressão. As desigualdades culturais e sócio econômicas que se lhes impõem não se traduzem em deficiência no raciocínio lógico em relação à uma classe socialmente privilegiada, que tenta impor sua maneira de falar.

O respeito ao debate, as opiniões alheias e a liberdade de expressão é o único caminho para o amadurecimento de uma sociedade. O respeito ao conflito de ideias é o único elemento capaz de evitar o conflito entre os homens. O enfrentamento de temas polêmicos ou inusitados é o lubrificante da máquina de pensar. As questões merecem ser encaradas por todos os ângulos, de forma racional e realística. Não há como ignorar que um pensamento é fruto de uma consciência que pertence a alguém que percebeu e vivenciou o mundo de um modo totalmente particular. A intolerância de alguns para com aqueles que possuem limitações relativas ao modo de se expressar é uma forma obtusa de lidar com a própria linguagem e a comunicação entre os seres.

A capacidade cognitiva, segundo a própria epistemologia, não tem qualquer relação com a linguística, mas sim, representa seu maior desafio. A liberdade de expressão não está atada à norma, mas a forma. Não há por que banir as variações sociais e dialetais da língua, sob o pretexto da beleza, da perfeição. Isto equivale ao cerceamento da liberdade de expressão.

O que há por trás do pensamento é um ser humano e respeitar a liberdade de expressão é o mesmo que reconhecer um direito humano. Ouvir o que o outro tem a dizer com generosidade é um gesto nobre, independente da condição do interlocutor, seja ele o velho, o novo, o culto ou o "burro". Nunca se o que o pensamento humano pode libertar para a sociedade através das palavras. Nunca se sabe de onde pode surgir a solução mágica para problemas simples ou complexos. O que se sabe é que a evolução da humanidade está exclusivamente consignada ao pensamento.

Se as pessoas se calarem, outras pessoas não irão aprender. Por mais humilde e sem instrução que uma pessoa possa ser, ela sempre terá algo a ensinar, uma maneira mas doce ou simples de ver as coisas. Calar uma pessoa significa perder uma oportunidade de aprender algo. Se calar para uma pessoa, significa deixar de contribuir para sua evolução pessoal. Se individualmente este cenário implica perdas para ambos os lados, o que dizer de um comportamento similar entre toda a sociedade?

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget