\imprensa Viva
.

A carne podre da Friboi. Wesley Batista confirmou a Janot que subornava fiscais para "flexibilizar" normas sanitárias



Há poucos dias, o procurador-geral da República falou que vomitou quatro vezes enquanto acompanha a prisão de um procurador da República que estava negociando um acordo com o criminosos da JBS. Poucos dias depois, o próprio Wesley Batista, acionista e sócio da JBS, afirmou em delação premiada a Janot que a companhia fez durante anos pagamentos mensais a auditores agropecuários encarregados de fiscalizar suas unidades de produção e aliviar a vistoria nas instalações. Janot não vomitou, não sentiu náuseas, nada, mesmo diante da confissão do criminoso, que assumiu corromper fiscais que tinham o dever de zelar pelo interesse do consumidor.

Os fiscais recebiam ente R$ 1.000 e R$ 20 mil, segundo um dos anexos da colaboração do empresário.

Mediante pagamento, os fiscais trabalhavam fora de seu expediente normal e atendiam pedidos para "flexibilizar" a aplicação das normas sanitárias. Isto significa que eram pagos para tolerar anomalias, como alguns lotes de carne podre. Janot não vomitou.

Apesar de admitir que o objetivo dos pagamentos era também flexibilizar a aplicação das normas de fiscalização, o sócio da Friboi garantiu que isso não afetava a segurança alimentar do produto. Janot acreditou e não vomitou.

Segundo o jornal "Valor Econômico", a empresa fez pagamentos a cerca de 200 fiscais e a lista com o nome dos servidores será encaminhada em breve ao Ministério Público Federal.

O presidente da JBS afirmou que pagar fiscais do governo é uma prática comum do setor e ocorre há muitos anos no país.

"Como todas as empresas brasileiras produtoras de produtos cárneos com atividades de abate de que tem conhecimento, múltiplas plantas das empresas de produtos cárneos do Grupo JBS também incorreram nessa prática", afirma Wesley em breve relato num dos anexos de sua delação.
Isto é, se os outros fazem, não há nada de erado em fazer também. Janot não vomitou
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget