\imprensa Viva
.

Torcida pela prisão de Lula mobiliza o Brasil. Sentença de Sérgio Moro deve ter centenas de páginas



Uma parte bastante significativa dos brasileiros está em compasso de espera pela prisão do ex-presidente há mais de dez anos, desde quando explodiu o esquema do mensalão. O petista acabou sendo poupado na histórica ação penal 470 que condenou outros mensaleiros petistas, como o ex-braço direito de Lula, José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.

Lula nunca venceu uma eleição em primeiro turno ou por maioria dos absoluta dos votos. Seu recorde foi de pouco mais de 40% dos eleitores aptos a votar. Após conseguir se safar do escândalo do mensalão, Lula enfiou as mãos no caixa da Petrobras e investiu pesado numa campanha financiada com dinheiro roubado do povo, como hoje se sabe muito bem. Mas desde então, a ilusão do povo com Lula veio minguando e alcançou o menos nível desde o surgimento da Operação Lava Jato, que revelou a verdadeira face do chefe da organização criminosa que assaltou os cofres públicos durante mais de uma década e meia.

Esta semana,  o juiz Sergio Moro deve emitir uma decisão condenando ou absolvendo o ex-presidente em sua primeira ação penal da Lava Jato, onde o petista é acusado de ter praticado três crimes de corrupção e mais de quarenta eventos de lavagem de dinheiro. Estes números são relativos apenas ao processo sobre o triplex do Guarujá. No total das ações panais em que figura como réu, Lula é acusado de ter cometido 244 crimes diversos.

“Se for considerado culpado em todos esses casos, o petista poderá ser condenado no mínimo a 28 anos de prisão, no máximo a 110 anos e ainda ter de pagar algumas dezenas de milhões de reais em multas.” escreveu Thiago Bronzatto na VEJA.

Nesta terça (20), termina o prazo para a defesa de Lula apresentar as alegações finais sobre o caso triplex. O juiz federal Sérgio Moro costuma decidir em menos de 2 semanas. De 10 sentenças analisadas, seis enquadram-se nesse intervalo. Isto significa que Moro pode proferir sua sentença antes da primeira semana de julho.

Na sentença em que condenou o operador confesso de propina do PT na Petrobras, Renato Duque,  a 20 anos de prisão, Moro precisou descrever sua decisão em um documento de 227 páginas. O magistrado já está profundamente inteirado sobre o processo relativo ao triplex e deve apresentar um documento de igual magnitude para explicar detalhadamente a sentença contra o ex-presidente Lula. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget