\imprensa Viva
.

Qualquer país do mundo concederia asilo político a Lula, caso ele seja condenado no Brasil. Só que não



O direito de asilo (também conhecido como asilo político) é uma antiga instituição jurídica segundo a qual uma pessoa perseguida por suas opiniões políticas, situação racial, ou convicções religiosas no seu país de origem pode ser protegida por outra autoridade soberana de um país no estrangeiro. O direito de asilo tem origem numa longa tradição ocidental e se aperfeiçoou ao longo do tempo. A maioria dos países do mundo acolhem pessoas por motivos de perseguição política, religiosa ou étnica.

Considerando este aspecto do direito ao asilo político, e levando em contra que o ex-presidente Lula vive alegando ser vítima de perseguição política, seria possível afirmar que o petista encontraria refúgio com facilidade não apenas entre os países que foi tão 'camarada" enquanto era presidente, como Cuba, Venezuela e Angola. Como perseguido político, Lula poderia se refugiar um praticamente qualquer país do mundo.

Mas as coisas não são mais tão simples assim nos dias de hoje. Embora a maioria dos países do mundo acolham pessoas por motivos de perseguição política, religiosa ou étnica, esta garantia não se estende para pessoas que praticaram crimes comuns, como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa, como é o caso de Lula. Simples assim.

Caso seja condenado pela Justiça brasileira, mesmo que o petista insista em se refugiar em outro país alegando ser alvo de perseguição política no Brasil, suas chances de assegurar o direito ao asilo político são mínimas. Mesmo em se tratando de Cuba, Venezuela e Angola.

As Justiça brasileira enviaria ao país em que Lula se refugiar as cópias dos autos do processo em que foi condenado, comprovando que o petista foi sentenciado por crimes comuns. Diante das evidências e da farta documentação que costuma envolver estes processos, a autoridade estrangeira deportaria o ex-presidente imediatamente.

Apesar de contar com a simpatia de chefes de Estado de países corruptos, o peso da balança comercial entre o Brasil e a maioria destes países penderia para a opção de deportação de Lula. Diante da fragilidade das economias de Cuba e Venezuela, e dos altos volumes de negócios entre o Brasil e Angola, ninguém iria trocar bilhões em negócios por um político corrupto em fim de carreira que não tem mais nada a oferecer a não ser uma grande dor de cabeça.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget