\imprensa Viva
.

MPF pediu a prisão de Lula e que o petista se torne inelegível pelo dobro do tempo da pena que for condenado



O Ministério Público Federal (MPF) já pediu ao juiz Sérgio Moro que o ex-presidente Lula e outros seis réus sejam condenados pelos crimes de corrupção passiva, ativa e lavagem de dinheiro e que cumpram as respectivas penas em regime fechado.

O pedido consta nas alegações finais do processo que apura um suposto pagamento de propina por parte da OAS, por meio da entrega de um apartamento triplex no Guarujá, litoral paulista.

Os advogados de Lula também já apresentaram as alegações finais referentes ao caso e protagonizaram uma verdadeira trapalhada ao apontar a Caixa Econômica Federal como dona do imóvel, que teria sido dado em garantia pela OAS. A Caixa negou qualquer vínculo com o imóvel e afirmou que a alegação da defesa do ex-presidente não procede. A trapalhada criou um sério embaraço para o petista.

Em suas alegações finais, os executivos da OAS, incluindo o ex-presidente da empreiteira e amigo de Lula, Léo Pinheiro confirmou que não apenas o triplex foi reservado para Lula em contrapartida por contratos superfaturados da empreiteira com a Petrobras, como também as obras no referido imóvel e as despesas de cerca de R$ 1.3 milhão com o transporte e armazenamento do acervo presidencial trazido pelo petista de Brasília quando deixou o cargo em 2011.

“Quem oculta ser proprietário de um bem proveniente de crime, pratica lavagem de dinheiro. Como provado no presente caso, sendo o triplex no Guarujá destinado ao réu LULA pela OAS a partir dos crimes de corrupção contra a Administração Pública Federal, sobretudo contra a Petrobras, esconder que o réu LULA é o proprietário do imóvel configura o crime. Dizer que “não há escritura assinada” pelo réu LULA é confirmar que ele praticou o crime de lavagem de dinheiro", diz um trecho do documento.

Os procuradores pedem, ainda, a interdição do exercício de cargo ou função público pelo dobro do tempo da pena privativa de liberdade, para os acusados que forem condenados pelo crime de lavagem de dinheiro.

Como se vê, o juiz Sérgio Moro tem um vasto material para se decidir sobre a condenação de Lula, que deve sair nos próximos dias. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget