\imprensa Viva
.

Congresso do PT vira ato fúnebre após pedido de prisão de Lula. Gleisi Hoffmann diz que não vai fazer autocrítica



O clima de constrangimento geral se abateu sobre os 600 delegados do PT que participam do 6.º Congresso do partido em Brasília após a divulgação da notícia do pedido de prisão do ex-presidente Lula feito pelo Ministério Público Federal do Paraná ao juiz Sérgio Moro. O encontro que termina neste sábado com a eleição do novo presidente nacional da legenda, já havia começado com um clima tenso. O ex-presidente Lula tentou impor o nome da senadora Gleisi Hoiffmann para a disputa, mas acabou tendo que conviver com o fato do senador Lindbergh Farias ter insistido em concorrer à Presidência da Legenda.

Além do pedido de prisão do ex-presidente Lula, outra notícia abalou as estruturas do partido: o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega deu início ao seu acordo de delação premiada com o MPF e prometeu aos procuradores da Lava Jato entregar a cabeça da ex-presidente Dilma Rousseff. Com isso, os dois maiores nomes do partido foram lançados na fogueira da Justiça em um intervalo de menos de 24 horas.

A Candidata de Lula à presidência do PT, a senadora Gleisi Hoffmann afirmou, neste sábado, que o partido não fará autocrítica porque não quer fortalecer o discurso de seus adversários. Reunido em seu 6º Congresso, o PT era cobrado, inclusive por setores à esquerda do partido, a reconhecer supostos erros, como o envolvimento em escândalos de corrupção e alianças com partidos como o PMDB.

— Não somos organização religiosa, não fazemos profissão de culpa, tampouco nos açoitamos. Não vamos ficar enumerando os erros que achamos para que a burguesia e a direita explorem nossa imagem — disse Gleisi, ao discursar no congresso petista.

Ré na Lava-Jato, Gleisi é acusada de receber R$ 1 milhão do esquema de corrupção na Petrobras para sua campanha em 2010. Ela e seu marido, o ex-ministro Paulo Bernardo, respondem por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, mas negam as acusações. Segundo dirigentes petistas, Gleisi chegou a se arrepender de ter aceitado o pedido de Lula para concorrer à presidência do partido.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget