\imprensa Viva
.

Acabou para Dilma. Guido Mantega abriu acordo de delação entregando a petista na Lava Jato



Se a situação do ex-presidente Lula se complicou nas últimas horas após o contundente pedido de prisão formulado pelo Ministério Público Federal ao juiz Sérgio Moro, a situação da ex-presidente Dilma Rousseff também não é das melhores. A petista caminha para o mesmo desfecho traçado para seu mentor e padrinho político, que caiu em desgraça na Lava Jato.

O algoz de Dilma é ninguém menos que  ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, apontado como principal operador das propinas durante o governo da petista. O ex-ministro deixou o colega Antonio Palocci para trás e já deu o primeiro pontapé em seu acordo de delação premiada. Mantega ofereceu a cabeça da ex-presidente Dilma e dezenas de campanhas petistas aos procuradores da força-tarefa baseada em Curitiba. As delações de Antonio Palocci e da JBS precipitaram a decisão de Mantega, implicado fortemente nas duas.

Segundo a Época, "Mantega já mandou sua oferta inicial aos procuradores. Ainda está fechando com qual advogado tocará a delação. Por isso, as negociações estão no início. Os procuradores ainda não definiram se é o momento de aceitar a delação. Seja como for, esperam muito mais provas do que as já oferecidas por Mantega. Estão interessados em casos novos, especialmente envolvendo crimes no sistema financeiro – objeto da delação de Palocci – com uso de informações privilegiadas da equipe econômica petista.

A pré-delação de Mantega, no entanto, depende do andamento da delação de Palocci. Ambas se completam. Palocci pega Lula; Mantega pega Dilma. Os dois foram, em tempos diferentes, os principais operadores das grandes propinas do PT, seja no petrolão, seja no setor financeiro, seja nos bancos públicos.

Nos últimos meses, Mantega já havia sondado procuradores com a intenção de colaborar. Mas se recusava a entregar fatos relevantes. Limita-se a confessar crimes já descobertos pela Lava Jato. Agora, segundo avaliação de procuradores, sua proposta é séria – ou parece ser, aos olhos dos negociadores".

Leia a matéria completa no site da ÉPOCA
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget