\imprensa Viva
.

O GLOBO distorce entrevista de Sérgio Moro para ridicularizar o magistrado.



O jornal O GLOBO publicou uma matéria abordando a participação do juiz federal Sérgio Moro no tradicional programa de TV americano “60 minutes”, da rede CBS. O artigo informa que o programa dedicouum bloco inteiro dedicado à “Operation Car Wash”, a Lava-Jato brasileira, no último domingo.

Ainda segundo o artigo, "A operação foi definida pelo repórter Anderson Cooper, que é também da CNN, como a maior operação contra a corrupção da história brasileira, que colocou em crise toda a política. Cooper teve raro acesso ao cotidiano dos procuradores e do juiz Sergio Moro. E ouviu do coordenador da Lava-Jato, o procurador Deltan Dallagnol, que a Lava-Jato é “muito, muito maior” do que o escândalo do Watergate".

Foi a partir deste ponto que a publicação distorceu os fatos para tentar ridicularizar o juiz responsável polos processos da Lava Jato. Observe que no trecho abaixo, a matéria tenta distorcer o fato de Sérgio Moro ter comparado o início da maior investigação do Brasil à uma cena do filme “Os Intocáveis” Brian de Palma, de 1987:

"Numa rara entrevista, Moro chegou a se comparar com Eliott Ness, do filme “Os Intocáveis”.. diz O GLOBO, fazendo uma espécie de chacota com o magistrado, que em momento algum quis se comparar ao personagem do filme, mas apenas usou uma cena do filme para descrever um dos eventos que desencadearam a Operação Lava Jato: as informações recebidas do ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa.

Durante o programa, o entrevistador Anderson Cooper perguntou ao magistrado como ele se sentiu quando se deparou com a grandiosidade das informações prestadas pelo delator. Moro sorriu e disse que compreendeu que aquele “era um caminho sem volta”.

O entrevistador perguntou de novo:  “Caminho sem volta”?, pergunta Cooper.

“Sim, como naquele filme, ‘Os Intocáveis’”, respondeu Moro.

“Você assistiu aos Intocáveis”?, pergunta Cooper.

“É um grande filme”, continua Moro.

Os editores do programa exibiram em seguida a cena usada por Moro como referência ao descrever a situação experimentada durante o depoimento de Paulo Roberto Costa.

Na cena exibida no programa, em os personagens de Sean Connery e Kevin Costner, Eliot Ness, falam sobre “um caminho sem volta” na perseguição a Al Capone no filme “Os Intocáveis”, do diretor Brian de Palma, de 1987.

Diz Sean Connery no filme: ‘Se você passar por aquela porta, você estará caminhando para um mundo de problemas e não há como voltar atrás. Você entende isso’?"

O GLOBO usou de má fé até no título da matéria, que afirma que "Moro se compara a Eliot Ness em programa de TV americano". A frase usada como referência por Sérgio Moro foi dita pelo personagem Jim Malone, vivido pelo ator Sean Connery, e não Eliot Ness, vivido pelo ator  Kevin Costner.

Em momento algum da entrevista, Moro se comparou a qualquer um dos personagens do filme.

Veja a matéria do O GLOBO

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget