\imprensa Viva
.

Lula está morto na Lava Jato. Petista teve que confirmar que pediu a tesoureiro para se encontrar com operador de propina do PT



Lula está morto na Lava Jato e  coube ao próprio ex-presidente cavar várias vezes a cova de sua sepultura durante o interrogatório com o juiz Sérgio Moro nesta quarta-feira. Acuado com a habilidade do magistrado de manter a linha da oitiva baseada apenas nos autos, o petista acabou confirmando que pediu ao ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, para se encontrar com o operador de propinas do partido na Petrobras, o ex-diretor da estatal, Renato Duque.

O fato confirmado por Lula soa estranho para qualquer cidadão. Por que um ex-presidente teria que se encontrar secretamente com um ex-diretor da Petrobras e um ex-tesoureiro do PT em um hangar no Aeroporto de Congonhas? Vaccari era o interlocutor do PT junto a Renato Duque sobre os detalhes técnicos do dinheiro desviado da Petrobras que abastecia os cofres do partido.

Segundo confissão de Renato Duque, Lula sabia de todo o esquema criminoso que ocorria na estatal e lhe pediu pessoalmente para destruir todas as provas que houvessem sobre contas no exterior. Para piorar a situação, Lula foi se encontrar com Duque a pedido da ex-presidente Dilma Rousseff.

A Sérgio Moro, Lula apresentou uma versão diferente para o diálogo que teve com o descrito pelo ex-diretor da Petrobras em seu depoimento ao magistrado uma semana antes.

- A pergunta que eu fiz pro Duque foi simples: 'Tem matéria na Petrobras, tem denúncia de que você tem dinheiro no exterior e que está pegando da Petrobras. Você tem conta no exterior?' Ele respondeu: 'Não tenho'. Eu falei: 'Acabou, se não tem...'. (Duque) Não mentiu pra mim, mentiu pra ele mesmo - afirmou Lula, ao confirmar que Duque era indicação do PT.

Nas palavras de Duque, Lula o procurou porque havia recebido uma informação da presidente Dilma Roussef:

- Lula me pergunta se eu tinha uma conta na Suíça. Disse que a então presidente Dilma tinha recebido a informação de que um ex-diretor da Petrobras teria recebido dinheiro. Eu falei não, nunca recebi dinheiro da SBM. Aí ele vira pra mim e fala assim: 'E das sondas, tem alguma coisa?' E tinha, né? Ele falou assim: 'Olha, presta atenção no que vou te dizer. Se tiver alguma coisa, não pode ter. Não pode ter nada no teu nome, entendeu?' Eu entendi. Mas o que eu iria fazer? - disse Duque.

Ao admitir os encontros secretos com o operador de propina do PT e o ex-tesoureiro do partido, Lula cavou a própria cova. Renato Duque e João Vaccari Neto estão presos em Curitiba. O ex-diretor da Petrobras pretende oferecer provas sobre os repasses milionários para o PT. O que Lula fez perante o juiz Sérgio Moro durante seu interrogatório foi justamente confirmar boa parte da delação de Renato Duque.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget