\imprensa Viva
.

Lula é manchete nos principais jornais do mundo e aparece como chefe da organização criminosa que assaltou a Petrobras



O ex-presidente Lula voltou a ocupar as manchetes dos principais jornais do mundo após o depoimento do ex-executivo da Petrobras, Renato Duque, ao juiz Sérgio moro nesta sexta-feira, 05. A Agência Reuters distribuiu a notícia informando que Lula sabia sobre esquema de corrupção maciça na estatal petrolífera brasileira.

Segundo a publicação, Rento Duque confirmou que Lula tinha "conhecimento completo" sobre o esquema de retrocesso político que se centrou nos contratos da Petrobras, um ex-executivo de alto escalão. O ex-diretor de engenharia e serviços da Petrobras, Renato Duque, testemunhando no primeiro dos cinco julgamentos de corrupção que Lula enfrenta, disse a um juiz federal que Lula tinha "comando" do esquema.

"Gostaria de deixar claro que minha intenção aqui é atuar como colaborador, para dizer a verdade, para esclarecer o que é possível e ao meu alcance neste caso e quaisquer outras que você julgar necessário", disse Duque ao juiz Sergio Moro, que  lidera a maior investigação anticorrupção da história do Brasil.

Os advogados de Lula não responderam imediatamente a um pedido de comentário na sexta-feira, .

O próprio Lula está previsto para testemunhar na quarta-feira, e autoridades judiciais disseram que esperam uma decisão até julho no caso.

O esquema montado pelo PT de Lula e Dilma na Petrobras acabou se tornando o maior esquema de corrupção conhecido no Brasil.

Bilhões foram pagos em subornos, principalmente por empresas de construção, para ganhar contratos com a Petrobras e outras empresas estatais. Mais de 80 pessoas foram condenadas até o momento na esteira da investigação da Lava Jato.

O ex-presidente Lula foi um destes condenados. Além de uma pena de 9 anos e 6 meses de prisão, o petista teve R$ 9.6 milhões confiscados pela justiça e seis imóveis confiscados, que deverão ir a leilão após a confirmação da sentença em segunda instância. Todo os recursos serão devolvidos a Petrobras.

Outras publicações como o The New York Times e o Wall Street Journal destacaram que os Mega-projetos comandados pelos governos do PT tinham como propósito principal a ampliação dos esquemas de corrupção no Brasil e que os recursos desviados dos cofres públicos serviram para financiar as campanhas dos políticos do partido. Os jornais estrangeiros informam que no Brasil, o ex-presidente Lula é apontado como o chefe da organização criminosa por vários envolvidos nos esquemas de corrupção descobertos pelas investigações da Operação Lava jato.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget