\imprensa Viva
.

Contribuinte vai pagar 26% da multa da JBS



Além dos prejuízos aos cofres públicos com a desvalorização de quase 50% das ações da JBS, o contribuinte brasileiro ainda vai arcar com 26% do valor das multas impostas pelas autoridades no acordo de delação e no acordo de leniência do Grupo. Isto por que o BNDES é dono de 26% da empresa. O valor estipulado para o acordo de leniência foi fixado em R$ 11 bilhões, de modo que 26% disso sairá diretamente dos cofres públicos. O dinheiro das multas sairá do caixa da empresa e não do bolso de Joesley Batista pessoa física, o responsável pelos crimes.

Isso sem contar que os prejuízos com a queda das ações da empresa no mercado já produziram um prejuízo superior aos R$ 8 bilhões. No caso do Brasil, o contribuinte e até mesmo os pequenos acionistas da empresa não contam com nenhuma proteção contra as fraldes cometidas pelos executivos do grupo.

Já nos Estados Unidos, a JBS sofre ação coletiva de investidores nos EUA. O processo protocolado por Rosen Law Firm em nome de investidores dos EUA que compraram ADR da JBS trata de comunicados falsos ou enganosos, segundo comunicado.

De acordo com o processo, houve declarações falsas e/ou enganosas e/ou falha em revelar que executivos da JBS subornaram autoridades e políticos para subverter inspeções de alimentos de suas fábricas e ignorar práticas insalubres. JBS e outras entidades controladas por Joesley Batista e Wesley Batista, teriam feito transações suspeitas que exibem sinais de possível “insider trading” antes da revelação do acordo de delação premiada pelos principais executivos da JBS.

A ação também cita irregularidades atribuídas a empréstimos do BNDES à JBS. O processo, que ainda não foi certificado, busca recuperar os danos sofridos pelos investidores dos EUA após “os detalhes verdadeiros chegaram ao mercado”
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget