\imprensa Viva
.

Lula tenta fazer sua própria lei de abuso de autoridade. Moro acha lamentável que investigados tentem intimidar servidores



Enquanto o Congresso tenta de todas as formas aprovar uma lei de abuso de autoridades como forma de proteger políticos corruptos, o ex-presidente Lula já vem há tempos tentando impor sua própria lei contra autoridades que o investigam.

Entre os alvos de represálias do ex-presidente Lula está o delegado da Polícia Federal,  Filipe Hille Pace. O petista entrou com uma ação de danos morais e exige do delegado da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba uma indenização de R$ 100 mil. A queixa de Lula é que, no relatório de indiciamento do ex-ministro Antonio Palocci, o delegado observou que o codinome "Amigo" que aparecia na planilha de propinas encontrada com executivos da Odebrecht seria uma referência ao ex-presidente.

O juiz Sérgio Moro classificou como lamentável os ataques de Lula contra o delegado da Polícia Federal e outras autoridades que o investigam, como o procurador da República, Deltan Dallagnol, de quem Lula exigiu na Justiça R$ 1 milhão em indenização, também por danos morais. Lula acusa o procurador Dallagnol de ter usado 'powerpoint' no oferecimento de uma denúncia contra ele no ano passado.

"Lamentável que autoridades públicas, no exercício de seu dever legal, fiquem sujeitas a retaliações por parte de investigados ou acusados que confundem o exercício do dever funcional com ilícitos." observou o juiz Sérgio Moro sobre as tentativas de Lula de intimidar servidores no exercício de suas funções. O próprio Moro é alvo de uma ação movida pela defesa de Lula por abuso de autoridade

"O interesse público reclama o deferimento do requerido para que a defesa da autoridade policial não fique prejudica, já que a demanda não é apenas contra ela, mas também contra o serviço policial federal", registra Moro, em seu despacho.

Apesar das inúmeras tentativas de intimidar as autoridades e até mesmo jornalistas, o ex-presidente Lula até o momento não ganhou nenhuma das ações que moveu contra servidores e profissionais da imprensa. A situação do petista no caso da ação que moveu contra o delegado Filipe Hille Pace ficou mais delicada após a confirmação do executivo Marcelo Odebrecht de que Lula é mesmo o "amigo" que aparece nas planilhas do banco de propina da empreiteira. Neste caso, Lula que deveria indenizar o delegado da Polícia Federal.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget