\imprensa Viva
.

Petista é a primeira detida em flagrante na lei antipichação em São Paulo. Filiada do PT será multada em R$ 5 mil



A candidata a vereadora pela cidade de São Paulo Maira Machado Frota Pinheiro, filiada ao PT, foi a primeira pessoa detida em flagrante com base na Lei antipichação da gestão do atual prefeito da capital paulista, João Doria. A petista foi flagrada na madrugada deste sábado (4), por volta das 3h30, quando pichava o muro de um estacionamento no centro de São Paulo.

O Diretório Municipal do PT sugeriu que pode ter havido abuso da Guarda Civil Metropolitana no momento da detenção em flagrante da petista. "O PT defende as liberdades de expressões e artes. Se houve qualquer abuso, como parece ter havido, deve ser investigado", afirmou Vítor Marques, secretário municipal de Juventude do partido em São Paulo.

"Na minha opinião entendo que uma detenção por se manifestar revela que estamos em um estado de exceção", completou ele.

Segundo a Folha, a jovem de 26 anos  afirmou que foi intimidada, constrangida e assediada durante a abordagem, no trajeto até a delegacia e durante o registro da ocorrência.

"Todos os dias jovens são abordados e perseguidos pelas forças de repressão do Estado. Gente que tem sua cara pintada com tinta, que passa por todo tipo de agressão e humilhação por expressar uma cultura que é da rua e por isso é margilizada. Dificilmente esse tipo de história teria a repercussão que meu caso vem tendo", afirma Maira .

A candidata a vereadora pelo PT e derrotada nas últimas eleições municipais será a primeira pessoa a ter de pagar a multa de R$ 5.000 prevista na Lei antipichação. Além da multa, a petista pode ter de responder criminalmente pelo ato de vandalismo. No entanto, caso firme um Termo de Compromisso de Reparação da Paisagem Urbana, que prevê reparação do bem pichado ou prestação de serviço em outra atividade de zeladoria urbana, ela pode se livrar da multa. Mas não do mico.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget