\imprensa Viva
.

Não foi Lula nem o PT que escolheram Dilma para candidata. A manda chuva da Petrobras conquistou Marcelo Odebrecht



Muitos petistas se perguntam até hoje qual teria sido o motivo que levou o ex-presidente Lula a escolher a ex-presidente Dilma como sua sucessora em 2010. Com tantos nomes históricos no partido, como Marina Silva, Tarso Genro e Jaques Wagner, a opção pelo nome de Dilma parecia pouco provável até alguns meses antes da confirmação de seu nome.

Há quem diga que, como em qualquer organização criminosa, aquele que mais contribui para o fortalecimento da organização, obviamente com dinheiro, passa a contar com mais regalias. Dilma foi ministra das Minas e Energia e presidente do Conselho de Administração da Petrobras antes de se tornar Ministra-chefe da Casa Civil, no lugar de José Dirceu, que caiu em desgraça com o mensalão.

Mesmo antes de ser indicada por Lula como sua sucessora, Dilma já mantinha uma relação intensa com o então presidente da maior empreiteira do Brasil,  Marcelo Odebrecht. O ex-executivo tratava diretamente com Dilma sobre vários assuntos do interesse do Grupo, como a edição de Medidas Provisórias que beneficiariam a Braskem, o braço petroquímico do grupo empresarial, que angariou benefícios de pelo menos R$ 8,4 bilhões com aprovação de duas medidas provisórias de 2006 a 2015.

Marcelo Odebrecht confirmou em seu depoimento ao ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Herman Benjamim, que por conta da última MP acordada com Dilma e Lula, a empreiteira reservou R$ 50 milhões para a campanha de Dilma. O executivo também revelou que foi ele quem inventou a campanha de reeleição de Dilma Rousseff em 2014 no lugar de Lula.

Embora parte significativa do PT e até mesmo a ex-primeira dama Marisa Letícia não quisessem que Dilma concorresse à reeleição no lugar de Lula, a vontade de Marcelo Odebrecht acabou prevalecendo. Resta saber se o empresário ou seu grupo foram também os responsáveis pela escolha de Dilma em 2010. Considerando as ótimas relações que tinham com a petista e os bilhões que haviam conseguido ganhar com a petista, é bem provável que no nome de Dilma não tenha saído da cabeça de Lula. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget