\imprensa Viva
.

Lula e Dilma não querem mandatos. Querem é foro privilegiado. Assim como outros alvos da Lava Jato, estão desesperados



Esta cada vez mais evidente o desespero no olhar dos ex-presidentes Lula e Dilma, na medida em que se aproxima o dia do resultado dos pedidos de abertura de inquéritos contra os dois, formulado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Os dois não se importaram em se expor ao ridículo de fazer campanha eleitoral durante uma "inauguração extraoficial" de uma obra federal já inaugurada por Temer.

Os pedidos foram encaminhados na semana passada ao ministro do Supremo Tribunal Federal, STF, Edson Fachin, relator dos processos da Lava Jato na Corte. Como os nomes de Lula e de Dilma estão entre os 211 pedidos de inquéritos contra pessoas sem foro privilegiado, Fachin deve remeter todos estes casos para a primeira instância. Os processos contra Lula e Dilma devem seguir para a mesa do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, onde tramitam todos os processos da Lava Jato na primeira instância.

Os pedidos da PGR são inéditos, relativos ao teor de novas revelações feitas pelos 78 executivos do Grupo Oderebcht, que confirmaram a participação de Lula e Dilma em vários esquemas de corrupção e recebimento de propina em troca de contratos superfaturados e projetos que beneficiaram a empreiteira.

A situação de Lula e de Dilma, além de outros alvos dos pedidos de inquéritos, é bastante delicada. Praticamente uma corrida contra o tempo, já que a abertura dos processos ainda deve demorar alguns meses. A alternativa para toda esta gente fugir de seu trágico destino será buscar a prerrogativa de foro privilegiado nas próximas eleições de 2018. Uma vez eleitos, os casos teriam que ser transferidos para o STF, onde podem levar décadas até serem julgados. Lula, Dilma e os outros enrascados na delação da Odebrecht farão de tudo por um cargo nas próximas eleições. Eles não estão atrás de um mandato, mas sim do foro privilegiado.

Dilma deve se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados e Lula, se tudo correr bem até lá, deve buscar uma vaga no Senado pelo Acre. Diante do risco de ser preso, o petista não se arriscaria a concorrer à presidência diante de sua altíssima taxa de rejeição popular. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget