\imprensa Viva
.

Friboi compra 90% do gado de áreas desmatadas ilegalmente, segundo o Ibama. É a Operação Carne Fria



O grupo JBS/Friboi aparece como o maior comprador isolado de gado criado em áreas desmatadas ilegalmente. Esta foi a conclusão da Operação Carne Fria do Ibama interdita frigoríficos que vendiam gado de origem ilegal no Pará.

Segundo o órgão, a lista de empresas acusadas de comprar gado de áreas desmatadas ilegalmente tem como seus principais clientes 2 frigoríficos da JBS/Friboi, que compra  90% desse gado de origem duvidosa.

Durante a Operação, o Ibama interditou frigoríficos que vendiam gado de origem ilegal no Pará e aplicou multas que somam R$264 milhões. Esquema para manipular origem do gado também revela fragilidade no controle das vacinas. A JBS, dona das marcas Friboi, Seara e Swift, comprou gado criado em fazendas onde ocorreu desmatamento ilegal no sul do Pará.  A prática é considerada crime ambiental e revela um esquema de manipulação dos documentos que certificam a origem do boi.

O caso foi descoberto pela operação Carne Fria, deflagrada pelo Ibama nesta semana e que investigou 15 frigoríficos e 20 fazendas que comercializaram boi criado em áreas embargadas (onde qualquer atividade econômica é legalmente proibida).  A operação Carne Fria do Ibama não tem nenhuma relação com a Operação Carne Fraca, deflagrada dez dias antes pela Polícia Federal.

A operação detectou a fragilidade dos mecanismos de controle sobre o modo como os animais são criados e processados pela indústria da carne no Brasil. O gado adquirido dessa forma, segundo o Ibama, totaliza 58.879 cabeças compradas diretamente de fazendas em área embargadas e indiretamente, por meio de fazendas intermediárias onde o gado tinha sua origem ilegal “lavada”.

A relação entre pecuária e desmatamento na região não se restringe a essas fazendas. A criação de bois é a principal motivação para o desmatamento ilegal na Amazônia. Cerca de 63% das áreas desmatadas apresentam algum tipo de pasto, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Essa não é a primeira vez que a JBS é flagrada ao comprar gado de desmatadores ilegais na Amazônia. Durante os governos do PT de Lula e Dilma, a empresa atuava livremente nas maiores regiões de desmatamentos do Brasil livremente, praticamente sem ser fiscalizada. O PT caiu, o Ibama mudou.


O artigo publicado no Repórter Brasil (aqui) explica Como funciona a lavagem do gado e os riscos envolvendo a não aplicação de vacinas no gado de origem duvidosa.


Leia a matéria completa no Repórter Brasil (aqui)

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget