\imprensa Viva
.

Em nome da transparência, Rodrigo Janot pediu a Edson Fachin retirada do sigilo de pedidos de quase 300 inquéritos



Além de confirmar o pedido de abertura de quase 300 inquéritos com base nas delações da Odebrecht, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), a retirada do sigilo de todo material. O procurador defendeu a necessidade de promover transparência e garantir o interesse público. O ministro deve tomar essa decisão nos próximos dias, depois de analisar o material.

Janot enviou ao STF 83 pedidos de abertura de inquérito contra parlamentares e ministros de Estado e outros  211 pedidos de abertura de inquérito contra pessoas sem direito ao foro privilegiado, totalizando quase 300 pedidos de inquéritos.

Todos os suspeitos foram citados na delação premiada de 78 executivos e ex-executivos da Odebrecht. Nos casos em que a pessoa não possui foro privilegiado, como os ex-presidentes Lula e Dilma e alguns de seus ex-ministros, todos os inquéritos devem seguir para primeira instância do Judiciário. Janot também pediu sete arquivamentos e 19 outras providências – que podem ser, por exemplo, operações de busca e apreensão. No total, foram enviados ao STF 320 pedidos.

O ministro Edson Fachin deve considerar o pedido de Janot quanto a levantamento do sigilo não apenas dos pedidos de inquéritos dos envolvidos na delação da Odebrecht, como também a retirada do sigilo da própria delação dos executivos do grupo. Os pedidos passarão por atos burocráticos durante ao menos dois dias. O material será catalogado, digitalizado e encaminhado a Fachin. O ministro vai definir o que fica no STF, por conta do foro, e o que vai para a 1ª instância do Judiciário. Depois, é que Fachin decidirá sobre o sigilo das investigações.


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget