\imprensa Viva
.

"Ou eu abraço o PMDB ou eu vou morrer" disse Lula quando foi ameaçado pelo impeachment



Novos detalhes sobre como o ex-presidente Lula conseguiu se safar e sair ileso do escândalo do mensalão foram revelados pelo ex-senador petista Delcídio do Amaral. Segundo o delator, Lula usou recursos desviados da Petrobras e dividiu a propina com outros partidos não apenas para ampliar a base de apoio ao seu governo.

Lula juntou a fome com a vontade de comer e usou o esquema de desvios na Petrobras para fugir de um processo de impeachment por chefiar o escândalo do mensalão, no qual seu braço direito, José Dirceu pagou o pato. O ex-presidente também distribuiu milhões em propina para proteger seu filho, Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, na investigação dos negócios entre a Gamecorp e a Telemar. Lulinha teria sido preso e Lula não sobreviveria à um processo de impeachment, não fosse a ampliação dos esquemas de desvios da Petrobras. A perda do cargo também levaria Lula para a cadeia, juntamente com Dirceu, Genoíno e Delúbio Soares, o então tesoureiro do PT. A liberdade dos dois, Lula e Lulinha, custou alguns bilhões aos brasileiros.


As informações complementares foram prestadas  pelo homem forte do PT, o ex-senador Delcídio Amaral, durante seu depoimento à força-tarefa em Curitiba.  Delcídio confirmou que, depois do mensalão, o presidente Lula precisou estruturar uma base aliada mais consistente, com a presença do PMDB, em função do desgaste gerado pela investigação da CPI dos Correios, em 2006.

Delcídio confirmou que o ex-ministro José Dirceu tentou negociar uma aliança com o PMDB, mas Lula inicialmente não havia topado. Depois do mensalão, Lula concluiu: "‘ou eu abraço o PMDB ou eu vou morrer’. afirma Delcídio.

— Quando veio o mensalão, ele (Lula) percebeu, ou ele se arruma ou poderia ser impichado — afirmou o ex-senador petista. Seu depoimento foi anexado ao processo contra o ex-presidente Lula no âmbito da Lava jato, mas não faz parte da denuncia oferecida na quarta-feira pelo Ministério Público Federal, na qual o ex-presidente foi acusado pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget