\imprensa Viva
.

ONG ligada ao PT tem quebra de sigilo aprovado na CPI da Funai. Petistas tentam obstruir sessão, mas são derrotados



A ONG Centro de Trabalho Indigenista (CTI) teve o sigilo bancário e fiscal aprovado pela CPI da Funai e do Incra. A ONG ligada ao PT é alvo de uma investigação sobre a atuação dos dois órgãos na demarcação de terras indígenas e de remanescentes de quilombos.

Um grupo de deputados da oposição, a maioria do PT, tentou obstruir a sessão com o objetivo de impedir que os pedidos de quebra de sigilos de organizações ligadas à causa indígena fossem aprovados.

Outras entidades também foram alvos de pedidos de investigação, como o Instituto Socioambiental (ISA), o Conselho de Indigenista Missionário (Cimi) e a Associação Brasileira de Antropologia (ABA).

Ex-ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Dilma Rousseff, o deputado Patrus Ananias (PT-MG) disse que a oposição prepara um novo “kit-obstrução” para as próximas sessões da CPI. “Essa é uma CPI que tem um objetivo muito claro: eles querem interromper no Brasil a demarcação das terras indígenas, de terras de quilombolas, do avanço da reforma agrária. Nós vamos resistir”, disse o petista receoso.

Os membros da esquerda e demais petistas conseguiram barrar os pedidos de quebra de sigilos bancários dos diretores das organizações. A suspeita é a de que as as entidades funcionavam como centros de lavagem de dinheiro distribuídos pelos governos do PT ao longo dos últimos anos. Há casos de falsos índios que compraram carros de luxo e financiaram campanhas de candidatos petistas.

Um grupo de petistas chegou a participar de manifestações contra a PEC há cerca de dois meses em Brasília. Portando arcos e flechas, alguns se infiltraram em meio aos indígenas que se reuniram na entrada do Palácio do Planalto em 22 de dezembro para protestar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55 (antiga PEC 241). O ato foi organizado por entidades controladas pelo PT.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget