\imprensa Viva
.

Nova Operação Lava Jato investiga pagamento de propina ao PT em obras da Usina de Belo Monte



O PT é um dos alvos da nova fase da Operação Lava Jato deflagrada na manhã desta quinta-feira, 16, pela Polícia Federal. Ao agentes da PF saíram cedo para cumprir mandados de busca e apreensão nas casas e escritórios de pessoas ligadas ao PT investigadas por propina na construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

As buscas estão relacionadas a um inquérito que corre no Supremo Tribunal Federal para investigar pagamento de 1% dos valores das obras da usina a dois partidos por parte das empresas que integram o consórcio de Belo Monte.

Entre os alvos desta etapa, segundo a Polícia Federal, estão o ex-senador pelo Pará Luiz Otávio e o filho do senador Edison Lobão (PMDB-MA), Márcio Lobão.

Os mandados desta fase da Lava Jato, chamada de Leviatã, foram expedidos pelo ministro Édson Fachin, relator da operação no STF. A nova etapa da operação apura pagamento de propina a dois partidos políticos (PT e PMDB), no percentual de 1%, sobre as obras civis da Hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, por parte das empresas integrantes do consórcio construtor (Odebrecht, Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez).

Apenas em 2010, o PT embolsou 30 milhões de reais em Belo Monte para a campanha de Dilma Rousseff. Segundo o ex-senador petista Delcídio Amaral, foram 142 milhões de reais divididos entre PT e PMDB.

A nova etapa foi batizada de Leviatã, em referência ao filósofo político Thomas Hobbes, que afirmou que o “homem é o lobo do homem”, numa clara referência aos aliados do PT, Edison Lobão e seu filho, Márcio Lobão, alvo da Operação.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget