\imprensa Viva
.

Ministros do STF criticam excesso de prisões preventivas na Lava Jato após homologação da delação da Odebrecht



A homologação da delação dos 77 executivos do Grupo Odebrecht feita pela presidente do Supremo Tribunal Federal Cármen Lúcia, acabou precipitando um comportamento bastante suspeito por parte de alguns de seus colegas da Corte.

É fato que o tero da delação, sobretudo a do ex-presidente do Grupo, Marcelo Odebrecht, é fatal para o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma Rousseff. Na medida em que avançam as investigações da Operação Lava Jato, que devem corroborar com provas robustas as confissões do príncipe das empreiteiras, alguns ministros demonstram preocupação com os desdobramentos do maior acordo de cooperação sobre crimes de corrupção do mundo, que pode levar dois ex-presidentes para trás das grades de uma só vez.

O primeiro a manifestar suas preocupações foi o ministro do STF, Gilmar Mendes, que criticou o que chamou de “alongadas prisões que se determinam em Curitiba”. Em seguida, foi a vez do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, que também se posicionou contrário ao uso indiscriminado de prisões preventivas.

"Hoje a (prisão) provisória deixou de ser exceção e passou a ser regra. A ordem do processo-crime é apurar para, selada a culpa, prender, e execução da pena. Hoje se prende para dar uma satisfação vã à sociedade, se prende para depois apurar", disse o ministro Marco Aurélio Mello, em apoio às declarações de Gilmar mendes, contrária às prisões preventivas na Lava jato.

Nota-se claramente o desejo dos dois ministros de que os incriminados nas investigações conduzidas pela força-tarefa baseada em Curitiba sejam poupados da prisão. Nem Lula nem Dilma possuem foro privilegiado e podem se tornar alvos de medidas judiciais como um mandado de prisão preventiva. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget