\imprensa Viva
.

Lula, Mantega e Pimentel atuavam para liberar recursos do BNDES, Caixa e Marinha para Eike Batista, diz jornalista



A jornalista da revista Piauí, Malu Gaspar, é uma verdadeira Expert quando o assunto é o ex-bilionário Eike Batista, Malu Gaspar e a autora do livro “Tudo ou nada: Eike Batista e a verdadeira história do grupo X”, no qual relata informações detalhadas que podem ser detalhadas por Eike aos investigadores da Lava Jato em seu eventual acordo de delação premiada.

Segundo a jornalista, o empresário preso na última segunda-feira (30), teria contado com a valiosa influência do ex-presidente Lula junto ao governo Dilma em negócios envolvendo liberação de recursos do BNDES. Além de Lula ter facilitado o acesso de Eike ao dinheiro dos cofres públicos durante seus dois mandatos entre 2003 e 2010, o petista continuou atuando nos bastidores para facilitar a vida do empresário em outras frentes.

Além da remuneração ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa para levar ao porto do Açu um terminal de transbordo de petróleo, o que não aconteceu, e do acordo com o ex-presidente Lula para a venda de uma sonda petrolífera à Sete Brasil, que também não deu certo.

Malu Gaspar também lembra os negócios bem sucedidos de Eike junto ao governo, que envolviam o BNDES, o Fundo de Marinha Mercante e a Caixa Econômica Federal. Segundo ela, o empresário tinha a seu favor, atuando como lobistas, Guido Mantega, Fernando Pimentel e o próprio Lula.

No caso de Lula, o ex-presidente teria pressionado para que dirigentes da petroleira estatal russa comprassem a OGX. Já Dilma teria ligado para membros do governo da Malásia para sugerir que “era interesse do estado brasileiro” que os malaios comprassem a petroleira de Eike. Sob Dilma, o estaleiro X ganhou um contrato de construção de plataformas para a Petrobras.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget