\imprensa Viva
.

Lula deve concorrer ao Senado ou Câmara dos Deputados pelo Acre ou Pernambuco, caso sobreviva a Lava Jato até 2018



O ex-presidente Lula não vai se candidatar à Presidência da República, caso consiga atravessar o caminho até as eleições de 2018 sem ser condenado em nenhuma das cinco ações penais que pesam contra ele na Justiça. O petista aposta todas as suas fichas em tentar conseguir protelar ao máximo suas condenações e investe pesado em ações contestatórias de toda natureza.

Lula não esta economizando dinheiro quando se trata de recorrer a instâncias superiores. O petista pretende arrastar seus julgamentos até o período eleitoral para poder se candidatar ao cargo de Senador ou Deputado Federal. Pelo estado de Pernambuco ou Acre. É isso mesmo.

A conclusão parece óbvia, levando em conta os índices de popularidade de Lula e do PT em todo o Brasil. Caso consiga a façanha de chegar em 2018 apto a concorrer nas eleições, Lula não iria desperdiçar este milagre concorrendo à presidência, pois sabe que não reúne mais condições de chegar sequer à um eventual segundo turno. De nada adiantaria concorrer à Presidência e no dia seguinte às eleições continuar vulnerável na Lava Jato, sem foro privilegiado.

Diante da possibilidade de nadar, nadar e morrer na praia, Lula vai preferir se agarrar à primeira boia que lhe assegure o foro privilegiado. Neste cenário, o petista deve optar por um caminho menos árduo e disputaria uma vaga para o Senado ou para a Câmara dos Deputados. De preferência em locais onde tenha mais chances de se eleger, como no Estado do Acre ou em Pernambuco, refúgios prováveis onde o petista ainda tem taxas de rejeição menores que 50%.

Há um outro agravante na situação de Lula e do PT. O petista tem ameaçado se candidatar à presidência em 2018, mas nenhum grande "patrocinador" se entusiasmou com a empreitada. Os tradicionais financiadores das campanhas petistas estão todos em cana e empresários de modo geral não querem ter suas imagens associadas à Lula ou ao PT. O petista também fracassou até mesmo em uma vaquinha virtual na qual pretendia arrecadar R$ 500 mil, mas conseguiu apenas a metade disso, apesar dos apelos emocionais à militância.

Esta é a realidade nua e crua de Lula. O petista tem viabilidade como candidato em 2018 apenas para senador ou deputado federal e provavelmente apenas no Acre ou em Pernambuco. Mesmo assim ainda não sabe se até lá terá viabilidade jurídica para concorrer sequer ao cargo de vereador. Caso seja condenado, mesmo que consiga cumprir pena em liberdade, o petista cai na Lei da Ficha limpa e fica inelegível. Este é o cenário mais provável.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget