\imprensa Viva
.

Fachin autoriza abertura de inquérito contra Renan, Jucá e Sarney no STF.


O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, autorizou abertura de inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL) e Romero Jucá (PMDB-RR), o ex-senador José Sarney (PMDB-AP) e o ex-diretor da Transpetro Sérgio Machado por tentativa de obstrução da Operação Lava Jato.

Fachin atendeu a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhado há apenas três dias para o STF. Edson Fachin é o relator da Operação Lava Jato no Supremo. Há três dias, o procurador Rodrigo Janot havia solicitado o aval de Fachn para investigar os quatro por entender que houve embaraço à investigação de organização criminosa em razão dos fatos revelados na delação premiada de Sérgio Machado, que gravou conversas com os políticos.

Foi o primeiro inquérito aberto pelo novo relator da Lava Jato após a morte do ministro Teori Zavascki – Fachin substituiu Zavascki na relatoria. Depois da investigação, que não tem prazo para terminar, o procurador-geral tem que decidir se denuncia os suspeitos ou se pede arquivamento do caso.

 Renan passa agora a responder por uma ação penal e doze inquéritos no supremo, sendo nove na operação lava jato. jucá é investigado em oito inquéritos no supremo, sendo três da lava jato./ sérgio machado agora é investigado em dois inquéritos da lava jato e sarney é alvo de uma apuração.

O pedido de inquérito consta que os quatro políticos atuaram para construir uma ampla base de apoio político no congresso e aprovar mudanças na lei para prejudicar as ivnestigações. Conforme janot, "há elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares, com uso institucional desviado, em descompasso com o interesse público e social, nitidamente para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa".

O procurador diz que os suspeitos cogitaram cooptar ministros do supremo para anistiar envolvidos e cita áudio do senador romero jucá, no qual ele cita que é preciso "cortar as asas da justiça e do ministério público".
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget