\imprensa Viva
.

Eike Batista pode ser condenado a 44 anos. Ex-bilionário precisa esperar denúncias para propor acordo de delação



Tempo é dinheiro. A célebre frase foi cunhada por Benjamin Franklin no ensaio Conselhos a um Jovem Comerciante. Na teoria microeconômica , o custo de oportunidade , também conhecido como custo alternativo , é o valor (não um benefício) da escolha de um melhor custo alternativo ao tomar uma decisão.

No caso do ex-bilionário Eike Batista, ele pode ter bastante tempo para tomar a decisão acertada. O empresário foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro, acusado pelos crimes de corrupção ativa e um de lavagem de dinheiro. Segundo os procuradores, a pena de Eike batista pode chegar a 44 anos, mas de acordo com a legislação brasileira, porém, o cumprimento de pena é limitado a 30 anos de detenção. Mesmo condenado, Eike poderá se ver livre após cumprir um terço da pena, algo como 15 anos de prisão.

Em qualquer cenário, a situação de Eike recai sobre a "relação básica entre escassez e escolha". O empresário estaria, na melhor das hipóteses, com 75 anos ao sair da prisão. Sob o ponto de vista "econômico", a melhor alternativa para o ex-bilionário é investir em uma boa proposta de delação premiada. Quanto mais graúda for sua oferenda, maiores as chances de redução de pena.

Embora o empresário tenha amealhado (e perdido) a sua fortuna por obra e graça dos governos petistas de Lula e Dilma, ninguém duvida que Eike Batista sabe o resultado da soma de dois "menos" dois. fica a dica.

Eike Batista já está quase apto a dar início às tratativas para um acordo de colaboração premiada. O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, já aceitou a denúncia do MPF do Rio e tornou o empresário Eike Batista réu na Operação Eficiência, desdobramento na Lava Jato.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget