\imprensa Viva
.

Denúncia contra Lula, Dilma e Mercadante deve ficar com o juiz Vallisney Oliveira. Neste caso, estão todos fritos



Os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff e o ex-ministro Aloizo Mercadante podem ter seus destinos selados na caneta do juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) atenda à recomendação do relatório da Polícia Federal e envie os autos de um inquérito contra os três petistas para a Justiça Federal.

No relatório encaminhado pela Polícia Federal ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, Lula e Dilma são acusados pelos crimes de obstrução de Justiça e ao ex-ministro Mercadante são atribuídos os crime de tráfico de influência e obstrução de Justiça. A conclusão do delegado da PF Marlon Oliveira Cajado dos Santos, aponta que os três agiram para obstruir a Lava Jato e sugere que  sugere que os três sejam indiciados em primeira instância porque não têm foro especial.

Caso o ministro Fachin siga a recomendação da Polícia Federal, o inquérito deverá ser enviado ao juiz Vallisney de Souza Oliveira,  responsável pela 10ª Vara Federal de Brasília e que conduz operações no âmbito da Lava Jato, como a Zelotes, Greenfield e “Cui Bono?”, Vallisney já tornou Lula réu em duas ações penais e não terá dificuldade em torná-lo réu em mais uma ação penal. Dilma e Mercadante também devem ter o mesmo destino.

O magistrado também foi o responsável pela Operação Métis que, em outubro de 2016, prendeu policiais legislativos do Senado, acusados de tentar atrapalhar a Lava-Jato. A operação rendeu duras críticas do então presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), que afirmou que um “juizeco de primeira instância” não pode “atentar contra um poder”. Logo em seguida, os autos do processo foram encaminhados para o STF. Juiz há 24 anos, Vallisney é doutor em Direito processual civil. Professor da Universidade de Brasília (UnB), tem cinco livros de processo civil e penal publicados.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget