\imprensa Viva
.

Chance de Lula escapar da prisão é de menos de 1%, segundo especialista. Desesperado, petista aposta no milagre



O fato de que o ex-presidente Lula tenta se equilibrar na corda bamba esticada pelas autoridades que o tornaram réu em cinco ações penais não é nenhuma novidade. Se cinco ações penais já representa uma ameaça mais que concreta de prisão para o petista, os outros três inquéritos que estão em fase final de conclusão no Ministério Público Federal acrescentam um risco ainda maior de que o ex-presidente será alvo de mais de uma condenação da Justiça.

O jurista e professor Luiz Flávio Gomes, presidente do Instituto Avante Brasil, concedeu uma breve entrevista ao portal Info-Money, na qual fez alguns prognósticos sobre o possível destino de Lula num futuro bem próximo.

O especialista afirmou ver chances cada vez maiores de o petista sofrer sanções por possíveis irregularidades cometidas. "As provas estão caminhando, a Justiça está andando. Dentro de um ano, Lula já está julgado em primeira instância. A chance de ele ser condenado é de 99%", apostou.

Sobre a velocidade no andamento do processo na primeira instância, Gomes opina que a continuidade do processo, em caso de condenação confirmada na Justiça Federal, é uma incógnita. A depender da velocidade da avaliação de eventual recurso, o ex-­presidente poderia tornar-se inelegível em 2018, se condenado em segundo grau por conta da Lei da Ficha Limpa. "Se o Judiciário julgar como órgão de Estado, será rápido. Se ele se comportar como órgão de governo, será lento", disse.

Segundo o especialista, não há como um processo jurídico envolvendo o ex-presidente Lula não sofrer influência política em algum nível, para os mais diversos sentidos.

Entretanto, o alto número de ações penais que pesam contra o petista e o fato de ter seu primeiro julgamento já em andamento na Lava Jato, são indicativos de que dificilmente Lula escapará impune antes de 2018. As chances de um condenado à morte no Estados Unidos de escapar da pena são bem maiores que a do ex-presidente Lula escapar da prisão. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget