\imprensa Viva
.

Advogado de Lula está mais perdido que seu cliente. Estratégia de defesa de Zanin demonstra desespero de "causa"



Advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, está mais perdido que o próprio Lula, que por sua vez, não consegue externar uma justifica plausível para se contrapor às acusações que pesam contra ele. Diante da incapacidade de provar a própria inocência na esfera judicial, Lula tem apelado para uma estratégia no campo político, alegando que todas as instituições judiciais do país estão armando um complô para inviabilizar sua candidatura em 2018.

Lula se refere ao Supremo Tribunal Federal, Procuradoria-geral da República, Ministério Público Federal, Polícia Federal e Tribunais Regionais Federais como seus cruéis algozes e ele, a vítima de uma conspiração. A situação é tão ridícula, que fica difícil imaginar um criminoso acusado de vários crimes alegando que a Justiça o está perseguindo apenas para impedi-lo de fazer algo.

É uma clara tentativa de tirar o foco de seus crimes, enquanto tenta, ao mesmo tempo desacreditar e desqualificar instituições e autoridades, como ministros de Tribunais Superiores, juízes, desembargadores, procuradores da República, delegados da Polícia Federal e todo o corpo técnico que auxilia as instâncias na formulação de processos, inquéritos e ações penais.

Mas Lula, além de político, é um cidadão que não tem como comprovar sua inocência. Sua falta de tranquilidade em relação aos processos que responde na Justiça é um sinal bem claro de sua condição de culpado.

O problema maior é que agora até o advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, está agindo do mesmo modo. Incapaz de comprovar a inocência de seu cliente, o principal articulador da defesa de Lula apela para espetáculos midiáticos em blogs petistas.  O advogado tem gravado uma série de vídeos onde faz ataques aos procuradores e juízes responsáveis pelas ações contra o ex-presidente. Zanin, como advogado, deveria limitar sua atuação ao autos do processo na esfera judicial, mas diante de sua incapacidade de defender seu cliente perante o juízo, apela para o desespero do campo político.

No vídeo abaixo, o advogado de Lula cita o caso de uma testemunha no caso do triplex no Guarujá, atribuído ao ex-presidente. Zanin explora o depoimento de Sílvio Pettengill Neto, um ex-advogado da Petrobras e atualmente procurador da República. O advogado foi ouvido por videoconferência com Campo Grande como testemunha de defesa de Lula. Pettengill foi advogado da Petrobras por apenas seis meses e atuou no departamento jurídico de serviços de engenharia. O fato dele ter alegado que nunca teve contato com Lula e ter negado conhecimento sobre praticamente todos os fatos relacionados na denúncia contra o ex-presidente já representou uma vitória para a defesa do petista. Obviamente, mesmo que Pettengill soubesse de algum fato, jamais admitiria algo perante o juízo, levando em conta sua atual condição de procurador da República.

Zanin aproveita para levar a defesa de Lula para o campo político ao chamar as acusações de frívolas e acusar agentes públicos de abrir uma ação penal contra seu cliente apenas para tentar obstruir a sua atuação política.

Zanin e Lula sabem que ainda é prematuro para cantar vitória e atacar os membros da força-tarefa da Lava Jato e os juízes da 13ª Vara de Curitiba. Logo virá o depoimento devastador do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro. Em suas tratativas para o acordo de delação, o executivo confirmou que o triplex no Guarujá e as reformas feitas no imóvel foram formas dissimuladas de repassar propina a Lula. O Edifício Solaris, onde fica a cobertura atribuída a Lula e Marisa Letícia é uma obra de responsabilidade da OAS de Leó Pinheiro, amigo de longa data do casal.

Talvez por temer este depoimento devastador, Lula e sua defesa demonstrem tanta intranquilidade no campo político midiático, já que na esfera criminal, o petista já está frito. Daí, o desespero de "causa".

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget