\imprensa Viva
.

Por que definição do novo relator de um caso tão importante como a Lava jato é definido por sorteio no STF?



Um dos assuntos que mais tem intrigado a população ao longo dos últimos dias é a escolha do novo relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). A situação foi precipitada pela morte do ministro Teori Zavascki, que era o responsável pela condução dos trabalhos da força-tarefa baseada em Curitiba, que investiga o maior escândalo de corrupção da história do país.

A escolha do sucessor de Teori será feita por  sorteio eletrônico por meio do mesmo sistema usado na distribuição de todos os processos que chegam ao STF. Com apenas um clique, a relatoria da Lava Jato será redistribuída automática e aleatoriamente pelo programa desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia de Informação da Corte.

A escolha por sorteio é uma forma de impedir que "tendências" de juízes do Supremo prevaleçam sobre a escolha de quem deve ficar com determinado processo, mas não impede que certos casos sejam distribuídos a juízes comprometidos com a causa, como foi o caso do ministro Dias Toffoli, que ficou responsável pelo caso do ex-ministro Paulo Bernardo (PT-PR), marido da senadora petista Gleisi Hoffmann. Bernardo foi preso pela Polícia Federal durante a Operação Custo Brasil, acusado de desviar dinheiro de aposentados para ele e para o PT. Dias Toffoli é um ex-advogado do PT e libertou Paulo Bernardo assim que recebeu o caso.

A presidente do Supremo, ministra Cármen Lúcia, ainda não definiu se o sorteio do nome do novo relator da Lava Jato na Corte será feito com todos os ministros ou apenas com os integrantes da Segunda Turma, a qual Teori Zavascki fazia parte.

A Segunda Turma do Supremo é composta pelos ministros , Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski. O ministro Edson Fachin concordou em se transferir para esta turma para diminuir as chances de que a relatoria da Lava Jato vá parar nas mãos de Lewandowski e Toffoli, altamente comprometidos com o PT ou de Gilmar Mendes, um ministro controverso e confuso quanto as suas posições. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget