\imprensa Viva
.

Odebrecht privatizou o Congresso, diz delator. Homologação da delação é urgente



A importância da homologação do acordo de delação da Odebrecht está justamente no fato de que os relatos podem colocar um fim definitivo na arrogância de muitos políticos que ainda desfilam com desenvoltura nos noticiários, como se nada estivesse acontecendo.  Os detalhes nos relatos do ex-diretor da Odebrecht Cláudio Melo Filho foram apenas uma pequena amostra sobre como a empreiteira trocava dinheiro por apoio de parlamentares na aprovação de leis que beneficiavam os interesses da construtora.

O executivo confirmou que, na prática, a Odebrecht atuou na "privatização" dos agentes políticos. Em um depoimento de 82 páginas, Melo Filho, que atuou desde o início do primeiro mandato de Lula, explica como a relação com alguns integrantes no Congresso se revertia em benefícios para a empresa.

A ação da Odebrecht no Congresso era predatória e tinha o aval dos governos petistas. O modus operandi seguia cinco etapas:

1 - as empresas do grupo definiam quais MPs (Medidas Provisórias) e PLs (Projetos de Lei) poderiam beneficiá-las;

2 - com esse levantamento era criado um documento chamado "Monitor Legislativo" com os projetos que seriam alvo de atenção diária;

3 - a partir daí, era gerado um outro documento de acompanhamento das discussões no Congresso, o "Radar Legislativo";

 4 - os responsáveis pela "relação institucional", como Cláudio Melo Filho, buscavam inserir as empresas nos debates e influenciar a atuação do Congresso Nacional;

5 - equipes técnicas preparavam notas sobre os pontos a serem defendidos no Congresso para ajudar no lobby com os parlamentares.

A homologação do acordo de delação da Odebrecht, que conta com mais de 900 depoimentos de 77 executivos do Grupo é crucial para que a justiça, seja no âmbito da Lava Jato ou na esfera do Supremo Tribunal Federal, STF, possa abrir novos processos contra os citados, como Lula e Dilma que não possuem foro privilegiado, e contra os políticos que estão exercendo seus mandatos, como Renan Calheiros, Romero Jucá, Gleisi Hofmann e outros tantos.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget