\imprensa Viva
.

O STF voltou. Vem aí definição sobre novo relator da Lava Jato e novo ministro que vai ocupar vaga deixada por Teori Zavascki



O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a atividade nesta quarta-feira, 01, após o fim de um dos mais conturbados recessos da história da Corte. A morte do ministro Teori Zavascki jogou o Brasil e o Supremo em uma crise sem precedentes. Teori era nada mais nada menos que o relator da maior investigação da história mundial sobre corrupção.

Além da escolha do novo relator da Operação Lava Jato no Supremo, a corte deve ainda receber um novo membro que deverá ser indicado pelo presidente Michel Temer ainda esta semana, logo após a definição do nome novo responsável pela relatoria dos casos da Lava Jato.

Como o ministro Edson Fachin concordou em migrar para a Segunda Turma da Corte para ampliar as chances de que a relatoria da Lava Jato não vá parar nas mãos de ministros como Dias Toffoli, Rocardo Lewandowski e Gilmar Mendes, o novo ministro indicado por Temer deve ir direto para a Primeira Turma.

A primeira sessão do plenário no ano  desta quarta-feira, dia 1º tem previsão de ser curta. Oito ações de relatoria do ministro Teori Zavascki que estavam previstas para julgamento serão retiradas da pauta. Mas uma outra ação importante deve ser retomada imediatamente. Os ministro da Corte devem se debruçar sobre o caso em andamento sobre a possibilidade de  réus ocuparem a linha sucessória da presidência da República. O julgamento desta ação havia sido iniciado em novembro, mas acabou interrompido por um pedido de vista (de mais tempo para analisar o processo) do ministro Dias Toffoli. Ele liberou o processo no fim do ano passado.

A sociedade espera ainda que os ministros do STF coloquem na pauta os debates sobre o fim do foro privilegiado para autoridades e políticos. Esta seria uma forma de tornar a justiça mais eficaz e diminuir o volume de casos no Supremo.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget