\imprensa Viva
.

Lula não pode mais fugir do país. Condenação no Brasil o colocaria na lista de criminosos internacionais procurados


O ex-presidente Lula foi informado de que a possibilidade de fugir do país para evitar uma eventual condenação na Justiça brasileira pode não ser uma boa ideia. A fuga, além de soar como uma clara admissão de culpa, o colocaria numa situação ainda mais delicada: o petista seria julgado à revelia, com grandes chances de ser condenado em praticamente todos as cinco ações penais em que figura como réu, além dos outros cerca de três inquéritos em que é investigado.

Neste cenário, Lula poderia ser declarado um fugitivo da Justiça e seria perseguido internacionalmente por polícias de todo o mundo. Outro problema do petista seria conseguir asilo político até mesmo em Cuba. Após a vitória de Donald Trump, Raul Castro estás apavorado com a retomada das sanções econômicas e outros retrocessos nos avanços obtidos na era Obama.

Assim como o ditador cubano, outros chefes de Estado, como do Uruguai e Angola também tenderiam a priorizar seus interesses comerciais com o Brasil. Abrigar Lula significaria colocar em risco as relações comerciais com o país e ter de enfrentar duras retaliações justas por parte do Itamaraty. Em um cenário de crise econômica mundial, poucos ou nenhum chefe de Estado se arriscaria a dar abrigo a um fugitivo condenado.

Resumindo: Lula não tem para onde correr e deve ser confrontado pelos fatos pela justiça brasileira.


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget