\imprensa Viva
.

Juízes escolhidos por Teori são cruciais para retomada imediata na homologação da delação da Odebrecht


A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, pode sim, como presidente e plantonista do STF, adiantar os trabalhos e homologar a delação do grupo Odebrecht antes do fim do recesso na Corte, no final de janeiro.

Para dar cabo da tarefa, Cármen Lúcia poderá contar com o trabalho já realizado por outros três juízes nomeados pelo Ministro Teori Zavascki, que dividiam a leitura dos documentos, pesquisas e recolhimento de depoimentos. Márcio Schiefler Fontes, Paulo Marcos de Farias e Hugo Sinvaldo Silva da Gama Filho foram escolhidos por Teori para os cargos de confiança que ocupam hoje em seu gabinete.

 Segundo a professora de Direito da FVG-SP, Eloísa Machado, o trabalho desses magistrados é muito relevante, porque é "humanamente impossível" uma pessoa lidar com tanta informação.
"Eles ajudam com as provas, elaboram resumos, pesquisam a jurisprudência, dão todo o apoio para que o ministro possa tomar uma decisão, inclusive debatendo com ele."

As centenas de páginas relativas aos processos da Operação Lava Jato estavam apenas sob responsabilidade do Teori Zavascki, de seus outros três juízes auxiliares e de uma equipe de assessores. Todos concentrados no esforço de adiantar os trabalhos para permitir que a homologação da delação da Odebrecht fosse feita logo nos primeiros dias de fevereiro.

A presidente do Supremo, caso se decida por avocar para si a responsabilidade sobre a homologação da delação da Odebrecht, poderá contar com todo o trabalho já realizado até o momento pelo ministro Teori e seus auxiliares.

Caso Cármen Lúcia opte pela nomeação de um outro relator para a Lava Jato, que tenha também a incumbência de homologar as delações de 77 executivos do grupo Odebrecht, é provável que o novo relator escolha formar sua própria equipe de juízes auxiliares, descartando todo o trabalho realizado até aqui por Teori e sua equipe. Isto pode significar um atraso de meses na homologação que todo o Brasil tem urgência em ver finalizada.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget