\imprensa Viva
.

Eike Batista é apontado como o cabeça de organização criminosa e mentor intelectual do esquema de propinas


As informações sobre o retorno do ex-bilionário Eike Batista ao Brasil que começaram a circular no domingo foram confirmadas por seus advogados. Embora o retorno de Eike ao país tenha sido confirmado, o Ministério Público negou qualquer negociação com a defesa do empresário no sentido de minimizar as medidas judiciais previstas para seus supostos crimes. A principal delas é o mandado de prisão preventiva (sem data para terminar), expedido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, durante a Operação Eficiência, segunda fase da Calicute, braço da Lava Jato do Rio.

Eike é visto pela Justiça como o cabeça da organização criminosa que tinha como integrante o ex-governador do Rio, Sérgio Cabral e mentor intelectual do esquema de propinas que irrigou o caixa do governador preso na primeira fase da Operação Calicute.

Rumores indicam que Eike Batista, através de seus advogados, estaria tentando um salvo conduto para voltar ao Brasil e estaria oferecendo em troca um amplo acordo de delação premiada, no qual se compromete a revelar outros esquemas de corrupção em que esteve envolvido. Na lista em negociação, estariam algumas referências aos nomes dos ex-presidentes Lula e Dilma e a forma com que o empresário obteve empréstimos bilionários no BNDES durante os governos petistas, sem que precisasse oferecer qualquer garantia.

Eike batista já embarcou em um voo de Nova York com destino ao Brasil. O empresário não possui curso superior e teme ir parar em uma cela comum do presídio de Bangu, onde está preso Sérgio Cabral, que recebeu do empresário cerca de U$ 16.5 milhões em um esquema de lavagem de dinheiro concebido pelo próprio Eike Batista.

Antes de embarcar para o Brasil, Eike Batista falou com a Globo ainda no aeroporto JFK, em Nova York e afirmou que "Sentimento é de tem que mostrar o que é. Tá na hora de eu ajudar a passar as coisas a limpo."
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget