\imprensa Viva
.

Desta o PT não escapa - A Lava Jato prepara ações cíveis para cobrar partidos por desvios na Petrobras



O juiz federal Sérgio Moro deve homologar os acordos de leniência da Odebrecht já nos próximos dias. O documento, com 26 páginas, foi assinado no dia 1º de dezembro e protocolado nesta semana na Justiça Federal, em Curitiba, antes mesmo da chegada de Moro de sua viagem de férias. Como titular da 13ª Vara Federal, o magistrado não depende do STF para homologar o acordo no qual a Odebrecht se compromete a fornecer detalhes sobre repasses de propinas e vantagens indevidas a políticos como Lula e a partidos, como o PT.

 Após a homologação do acordo de leniência da Odebrecht, força-tarefa da Lava Jato deve dar início a ações cíveis para acionar os partidos pelo prejuízo causado à Petrobras. Em especial o PT, que figura como maior beneficiário dos esquemas de corrupção da empreiteira que culminaram em desvios bilionários da estatal.

A Odebrecht se comprometeu a entregar dados sobre todas as irregularidades praticadas pela empreiteira para beneficiar as campanhas dos ex-presidentes Lula e Dilma em quatro eleições presidenciais. O acordo estipula que a Odebrecht tem de entregar ao Ministério Público a “identificação das empresas e contas bancárias no exterior utilizadas em conexão com os fatos ilícitos revelado neste acordo e respectivos saldos, bem como apresentar, mediante demanda, extratos e documentos das operações”.

Neste cenário, entra os depósitos feitos no exterior para o casal de marqueteiros Mônica Moura e João Santana, responsáveis pelas duas últimas campanhas de Dilma e a de Lula, em 2006. Nas ações programadas pela Lava Jato, o PT terá que ressarcir a Petrobras pelos valores desviados e declarados pela Odebrecht em seu acordo. O juiz Sérgio Moro já está em Curitiba e deve homologar o acordo de leniência da empreiteira até o final do mês.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget