\imprensa Viva
.

13 integrantes do PT caem com a confirmação da homologação da delação da Odebrecht. Lula é o primeiro


A homologação da delação dos 77 executivos do Grupo Odebrecht representou um dos mais duros golpes contra o PT nos últimos anos. Cerca de 13 políticos da alta cúpula do partido integram a lista de delatados que receberam propinas do departamento de operações estruturadas da empreiteira.

Os nomes dos ex-presidente Lula e Dilma, além de estrelas de primeira grandeza como Jaques Wagner, Glisi Hoffmann e Lindbergh Farias são apenas alguns dos que devem se tornar alvos de pedidos de abertura de novos inquéritos por parte do procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Todos os citados que não tem foro privilegiado devem ter seus pedidos de inquéritos encaminhados para para outras instâncias. Na prática,  é certo que os casos de praticamente todos os petistas devem ser encaminhados para o juiz federal Sérgio Moro, já que quase todos os crimes estão relacionado ao recebimento de propinas por crimes na Petrobras.

Além da abertura de novos inquéritos, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ele pode ainda incluir trechos das delações em inquéritos já em andamento, como no caso das cinco ações penais em que o ex-presidente Lula já figura como réu. Neste caso, o sigilo da delação cai,na medida em que os depoimentos e provas fornecidas na delação forem sendo usada nos inquéritos.

Uma delação homologada pelo STF é bem diferente de um vazamento de tratativas de acordos em andamento. Para homologar as 77 delações do executivos da Odebrecht, a ministra Cármen Lúcia e a equipe de juízes auxiliares tiveram que analisar cada uma delas isoladamente e se certificar de que todas estão ancoradas em provas documentais, datas, extratos bancários e outros documentos probatórios.

Todo este material passa a ser reconhecido pela Justiça como elementos legais que permitirão a abertura de novos inquéritos, serem anexados a outras investigações e devem ajudar juízes a julgar os casos relacionados ao teor das delações. Em outras palavras, a homologação é devastadora para Lula e para o PT.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget