\imprensa Viva
.

Renan teria negociado cancelar projeto de abuso de autoridade que prevê punição de juízes em troca de proteção do STF


O senador Renan Calheiros esteve muito seguro durante toda a tensão provocada pela decisão liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal, STF Marco Aurélio Mello, que determinou, em decisão provisória, o seu afastamento da Presidência do Senado na segunda-feira, 05.

Sem nenhuma preocupação com as consequências, Renan chegou a descumprir uma decisão judicial e de forma totalmente inconsequente, forçou um dos maiores crises entre os poderes, desafiando a mais alta corte do país.

Renan comandará nesta quinta-feira, 08, sua primeira sessão no Senado, após 3 dias de muito tumulto na política nacional. Entre os projetos que estão na pauta, está justamente o que endurece as punições para autoridades que cometem abuso apresentada por ele mesmo. O plenário deverá analisar um requerimento de 22 senadores que pede a retirada da urgência da proposta e Renan deve concordar com os senadores.

Esta pode ter sido a moeda de troca entre Renan e os ministros do STF, que lhe garantiram o salvo conduto para permanecer na Presidência do Senado até o fim de seu mandato em fevereiro. Seu sucessor, o senador petista Jorge Viana esteve no STF na manhã do julgamento, e certamente informou aos interlocutores sobre o que aconteceria, caso assumisse a Presidência da Casa.

Viana já havia mencionado a pressão do PT para que assumisse o comando do Senado não apenas para bloquear a pauta de votações importantes para o governo. Caberia a ele a missão de defender os interesses do ex-presidente Lula e avançar com o projeto de abuso de autoridade, que prevê a punição de juízes e procuradores com prisão e multa.

Viana confirmou a ministros do STF que não teria como resistir a violenta pressão do PT para avançar com o projeto de abuso de autoridade que ameaça juízes. Entre Viana, diante da ameaça, e Renan com sua proposta de trégua, os ministros do STF preferiam recuar e manter o peemedebista no cargo de presidente do Senado. Mas quem negocia com este tipo de gente deve estar preparado para tudo, inclusive uma grande traição.

_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget