\imprensa Viva
.

Procuradores dos Estados Unidos vão pedir prisão de Lula e Dilma. Investigação envolveu MPF do Brasil FBI, SEC e OEA


O ex-presidente Lula e sua sucessora Dilma Rousseff devem se tornar alvos das autoridades americanas nos próximos dias em decorrência do fechamento do acordo de colaboração da Odebrecht e Braskem com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos.

Segundo o site O Antagonista (aqui), "Os procuradores dos Estados Unidos vão pedir a prisão de Lula e Dilma Rousseff porque uma parte da propina paga pela Odebrecht ao PT passou pela conta de João Santana no Citibank de Nova York.

Ontem à noite, em resposta à reportagem do Jornal Nacional, Lula disse que a Lava Jato "apela a uma estranha parceria com procuradores de um país estrangeiro, na tentativa desesperada de obter alguma credibilidade". O fato, porém, é que os procuradores americanos são obrigados a processá-lo (e a condená-lo)".

O acordo de delação firmado entre o Ministério Publico Federal Brasileiro e o Departamento de Justiça dos Estados Unidos não aconteceu da noite para o dia. Há mais de um ano, o procurador-geral da República, Rodrigo Janto e outros procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato estiveram nos Estados Unidos para firmar acordos de cooperação com o equivalente ao Ministério Publico americano, além de terem mantido contatos com o FBI,  Banco Mundial e  OEA (Organização dos Estados Americanos).

O Departamento de Justiça e a Securities and Exchange Comission, SEC, já investigava as fraudes na Petrobras por iniciativa própria desde 2014. A Securities and Exchange Comission é um órgão regulador do mercado de capitais americano. No Brasil, este papel cabe a CVM. Autoridades americanas também investigavam se funcionários da Petrobras violaram o Ato de Práticas Corruptas Estrangeiras.

As autoridades americanas divulgaram esta semana o teor do acordo de firmado com a Odebrecht e Braskem, onde os nomes do ex-presidente Lula e da ex-presidente Dilma Rousseff aparecem como os cabeças do mega esquema de corrupção na Petrobras. Como milhares de cidadãos americanos foram prejudicados pela corrupção do PT na estatal, a informação de que os procuradores dos Estados Unidos vão pedir a prisão de Lula e Dilma procede.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget