\imprensa Viva
.

Lula é réu pela 4ª vez. Ele e o filho serão julgados pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa


O juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília, aceitou na noite desta sexta-feira, 16, uma denúncia contra o ex-presidente Lula e seu filho caçula, Luis Cláudio Lula da Silva e outras 2 pessoas. Todos foram denunciados pelo MPF (Ministério Público Federal) em Brasília pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Esta é a quarta denúncia que pesa contra o petista na Justiça Federal -- em outras três, ele já se tornou réu.

Lula agora é réu em uma quarta ação penal, acusado de ter supostamente negociado sua influência sobre contratações do governo federal. A denúncia acusa Luis Cláudio de ter recebido ao menos R$ 2,5 milhões de empresários ligados ao suposto esquema.

Lula já é alvo de uma ação na Operação Lava Jato, no Paraná, e de outras duas ações na Justiça de Brasília - uma por suspeita de tentar prejudicar delação premiada e outra por tráfico de influência envolvendo a Odebrecht. O petista também é alvo de outros quatro inquéritos, em procedimentos no Supremo Tribunal Federal, em Brasília e no Paraná. 

O juiz Federal Vallisney de Souza abriu ação penal contra o ex-presidente com base na denúncia do MPF, que aponta a atuação do petista para interferir na compra de 36 caças do modelo Gripen pelo governo brasileiro e na prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da Medida Provisória 627. Os casos ocorreram entre 2013 e 2015, quando Lula já não era presidente -- à época, a presidente era a também petista Dilma Rousseff, ex-ministra dos governos Lula.

O petista já tem reservado seu lugar no banco dos réus em quatro ações criminais e deve começar a ser julgado já no início de 2017. Ao contrário do que alega a defesa do petista, todas as denúncias são baseadas em farta documentação probatória, com comprovada materialidade e capilaridade das ações de Lula relacionada aos fatos.


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget