\imprensa Viva
.

Lula e Dilma credenciaram Marcelo Odebrecht a assaltar a Petrobras, revela justiça americana


Enquanto o ex-presidente Lula posa de candidato a Presidência da República no Brasil, a Justiça americana revela que ele e sua então Ministra-chefe da Casa Civil e presidente do conselho da Petrobras, Dilma Rousseff, deram carta branca para que o empresário Marcelo Odebrecht saqueasse os cofres púbicos através de contratos fraudulentos e superfaturados na Petrobras.

O executivo ganhou a credencial para saquear a Petrobras em troca de pequenas propinas que repassava ao Partido dos Trabalhadores para financiar as campanhas eleitorais de seus candidatos. Os documentos do acordo de leniência assinado pela Odebrecht e pela Braskem com autoridades do Brasil, dos Estados Unidos e da Suíça revelam novos detalhes do esquema de corrupção que durou mais de uma década, e movimentou bilhões de reais durante os governos petistas de Lula e Dilma.

Como prova de que foram beneficiadas pelas administrações petistas nos esquemas de corrupção, as duas empresas concordaram em pagar multas de quase R$ 7 bilhões e revelar fatos ilícitos que coordenou.

Segundo os documentos em posse das autoridades americanas, os procuradores da Lava Jato afirmam que as contas offshore Smith and Nash, Arcadex, Havinsur Golac e Sherkson eram usadas pela Odebrech para fazer pagamentos a pessoas investigadas na Lava Jato.

As investigações comprovam que os ex-diretores da Petrobras nomeados pelo PT, Paulo Roberto Costa e Renato Duque (operador do PT no esquema) e o ex-gerente da estatal Pedro Barusco receberam no exterior dinheiro de propina que passou pela Smith and Nash e pela Golac.

Renato Duque também recebeu pela Arcadex, assim como o ex-diretor Jorge Zelada.
Os pagamentos rastreados pela Lava Jato a esses ex-executivos da Petrobras somam US$ 13,8 milhões, 628 mil euros e quase dois milhões de francos suíços.

Entre 2006 e 2015, durante os governos Lula e Dilma, um executivo da Odebrecht chegou a acompanhar pessoalmente funcionários de alto escalão da Petrobras e autoridades para que abrissem contas nos bancos que já eram usados pela empresa - para facilitar a transferência de dinheiro ilícito. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget