\imprensa Viva
.

Fidel pediu para não ter estátua, mas explorou imagem de Che Guevara para vender Cuba a turistas tolos e românticos


O ditador cubano Fidel Castro passou a explorar a imagem do guerrilheiro Che Guevara em praças e monumentosos apenas a partir dos anos, após a queda do muro de Berlin e o fim da ajuda financeira de Moscou.

A iconografia do médico argentino que o ajudou a promover a revolução cubana fez parte de uma agressiva estratégia de marketing que tinha como objetivo vender a imagem de Cuba aos jovens românticos ao redor do mundo. Quase ninguém se deu conta de que Fidel começou a explorar a imagem do guerrilheiro revolucionário, morto em 1967, apenas 23 anos depois.

Fidel, que alegou pouco antes de morrer que "rejeitava qualquer manifestação de culto à personalidade" foi na verdade um grande oportunista que agia conforme sua conveniência.

Seu irmão, Raúl Castro, anunciou neste domingo, 04, durante uma homenagem ao ditador em Santiago, em Cuba, que Fidel pediu para que não fossem erguidas estátuas ou monumentos em sua homenagem.

Raul mentiu ao mundo ao afirmar que Fidel sempre se opôs a que "seu nome e sua figura fossem utilizados para denominar instituições, praças, parques, avenidas, ruas ou outros locais públicos". Quem já visitou Cuba deve ter se deparado com pelo menos uma centena de vezes com imagens enormes de do ditador pintadas em prédios públicos, muros e outdoors.

Fidel não insistiu, mas sim proibiu que se erguessem estátuas em sua homenagem, conforme informou Raul Castro: "Em correspondência com a determinação do companheiro Fidel, apresentaremos no próximo período de sessões da Assembleia Nacional do Poder Popular as propostas legislativas requeridas para que sua vontade prevaleça", informou o irmão do ditador cubano.

Existe um motivo bastante claro para o pedido de Fidel: o ditador previu para breve o colapso do regime comunista da ilha e sabia que os monumentos erguidos em sua homenagem teriam o mesmo destino das estátuas de outros lixos da história, como Lenin, Stalin, Hosni Mubarak, Família Assad e Saddam Hussein. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget