\imprensa Viva
.

Covarde, Lula tentou se esquivar do envolvimento nos crimes do filho, mas acabou indiciado junto com ele na Zelotes


O ex-presidente Lula e seu filho Luís Claudio Lula da Silva foram indiciados pelo Ministério Público Federal em Brasília pelos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa, no âmbito da Operação Zelotes da Polícia Federal, nesta sexta-feira, 09.

O caçula do petista era investigado por ter recebido R$ 4 milhões de um lobista amigo do ex-presidente desde os anos 70. Mauro Marcondes, sócio da M&M, repassou o dinheiro ao filho de Lula como uma comissão pelo fato do pai ter intermediado a assinatura de Medidas Porviscarias que beneficiaram empresas clientes de seu escritório.

Na época da deflagração da Operação Zelotes, o ex-presidente Lula tentou se esquivar de qualquer responsabilidade no assunto e abandonou o filho a própria sorte. Durante uma entrevista ao jornalista Roberto D'Ávila que foi ao ar no canal Globo News, Lula ficou visivelmente abatido quando teve que responder  ao entrevistador  sobre o envolvimento do filho caçula em esquemas de corrupção.

"Ele vai ter que provar sua inocência e explicar sua relação com lobista. É chato? É. Mas é bom", disse Lula, sem querer colocar a mão no fogo pelo próprio filho.

Conforme pode ser visto no vídeo abaixo, Lula tentou se esquivar da resposta referindo-se ao seu outro filho, Fábio Luis, alegando que este era perseguido por mentiras desde 2006. Mas ao se referir ao filho caçula, o ex-presidente se mostrou mais reticente. Sem defender a inocência do filho, Lula admitiu que Luís Claudio está sendo investigado pela Polícia Federal no âmbito da operação Zelotes.

Lula afirmou que caberá ao caçula provar sua inocência: "Meu filho tem que provar que fez a coisa certa, e é importante que seja pra ele provar mesmo, porque se não provar ele está subordinado à mesma Constituição que eu estou. É chato? É. Mas é bom.", admitiu Lula, referindo-se  a possível prisão do filho.

A falta de decência de Lula impressiona. Foi seu amigo de longa data, Mauro Marcondes, quem repassou cerca de R$ 4 milhões ao seu filho. Negar que tenha conhecimento dos fatos é algo imoral. Em seu depoimento à Polícia Federal, Luís Claudio Lula da Silva afirmou que o amigo de seu pai nunca lhe explicou as razões pelas quais teria optado por contratar seus serviços, já que não possuía nenhuma qualificação para tal.

Apesar destes fatos, Lula insistiu em desafiar o bom senso geral ao afirmar que caberá ao filho explicar sua relação com o lobista Mauro Marcondes. Lula já agiu da mesma forma em outras oportunidades. No auge do escândalo do mensalão, o então presidente negou seus laços de amizade com Delúbio Soares e José Dirceu quando afirmou em entrevista para uma emissora portuguesa que os dois não eram pessoas de sua intimidade.

Deixar de se solidarizar com companheiros que caíram em desgraça para levá-lo ao poder  já é um ato condenável, o que dizer sobre lavar as mãos em relação ao próprio filho que se encontra em apuros graças à sua influencia?

De nada adiantou. Sua conversa fiada não convenceu os membros do MPF/DF, que acabaram indiciando todos os envolvidos no esquema de venda de medidas provisorias. Veja abaixo como cada um foi enquadrado criminalmente pela Justiça:

Mauro Marcondes – Tráfico de influência (três vezes), Lavagem de dinheiro (nove vezes), Organização criminosa e evasão de divisas (uma vez);

Cristina Mautoni – Tráfico de influência (três vezes), Lavagem de dinheiro (nove vezes), Organização criminosa e evasão de divisas (três vezes);

Luiz Inácio Lula da Silva – Tráfico de influência (três vezes), Lavagem de dinheiro (nove vezes), Organização criminosa;

Luís Cláudio Lula da Silva – Lavagem de dinheiro (nove vezes) e organização Criminosa.

Lula queria se apartar do filho, mas parece que o MPF/DF quer unir pai e filho. De preferência, na mesma cela.


_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget