\imprensa Viva
.

Corruptos e corruptores. Os Odebrecht encontraram em Lula e Dilma os parceiros perfeitos para o maior esquema de corrupção do mundo


Os ex-presidentes Lula e Dilma do PT foram destaque indiretos na matéria do jornal britânico "Financial Times", que classificou a Odebrecht como uma "máquina de propina" em reportagem que teve repercussão mundial nesta semana.

"O maior grupo de construção da América Latina corre o risco de ficar mais conhecido por criar uma das maiores máquinas de propina da história corporativa", diz o texto, que demonstra como a empreiteira conseguiu criar os maior esquema de corrupção do mundo com a ajuda do ex-presidente Lula.

A reportagem menciona o Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, departamento criado para controlar e distribuir os subornos de governantes "de Brasília a Maputo, em Moçambique".

O jornal destaca ainda que, para o Departamento de Justiça dos EUA, a Odebrecht operava um "esquema de propina e fraudes sem paralelo". Junto com o Brasil e a Suíça, os EUA fecharam um acordo de US$ 3,5 bilhões com a Odebrecht em troca do fim de ações judiciais contra a empresa.

"A descoberta de que uma das mais importantes empresas da América Latina conduziu esses crimes por tanto tempo e em tantas jurisdições abalou as bases do mercado brasileiro", afirma o "Financial Times", numa referência à ascensão meteórica da empresa a partir do primeiro ano do governo Lula em 2003.

"O escândalo da Odebrecht e a Lava Jato ao menos colocaram a necessidade dessas reformas no topo da agenda política". A imagem do Brasil foi fortemente abalada após a divulgação do acordo de cooperação da Odebrecht pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, no qual figuram vários nomes do ex-presidente Lula como o comandante do esquema.

Sem Lula, Dilma e o PT, o esquema criminoso montado por Marcelo Odebrecht e seu pai Emílio jamais teria alcançado proporções tão gigantescas. Lula foi apontado como o chefe da organização criminosa e Marcelo o coordenador do esquema de distribuição de propinas. O povo brasileiro foi a maior vítima deste jogo sujo entre corruptos e corruptores.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget