\imprensa Viva
.

Odebrecht assinou acordo de delação. 78 executivos vão prestar depoimentos. PT convoca reunião de emergência.


O PT convocou uma reunião de emergência na tarde desta quarta-feira, 23, logo após a confirmação da assinatura do acordo de delação premiada do Grupo Odebrecht com o Ministério Público Federal (MPF) . A cúpula do partido e o ex-presidente Lula, que contavam com esta possibilidade apenas para o mês de fevereiro, foram pegos de surpresa com a divulgação da notícia. O objetivo da reunião será avaliar a extensão dos danos da delação da maior empreiteira do Brasil. O faturamento do grupo saltou de U$ 5 bilhões em 2003, quando Lula assumiu a presidência, para U$ 200 bilhões ao ano, no início da Operação Lava Jato, em 2014.

Informações preliminares dão conta que a delação da Odebrecht vai atingir em cheio os maiores nomes do partido, como o ex-presidente Lula, a ex-presidente Dilma Rousseff, os ex-ministros Jaques Wagner, Aloizio Mercadante, Guido Mantega e outros membros do alto escalão dos governos Lula e Dilma.

Os executivos da empreiteira já  começaram a assinar acordos de delação premiada com o MPF no âmbito da Operação Lava Jato. Ao todo, 78 executivos da empresa devem assinar, individualmente, os acordos.

Além dos ex-presidentes do grupo, Marcelo e Emílio Odebrect, os executivos passarão a prestar depoimentos ao MPF para confirmar as informações e os documentos que foram repassados nos termos de confidencialidade – espécie de pré-delação que antecede a assinatura do acordo de delação premiada.

Embora o número de políticos citados pelos executivos seja bastante expressivo, as revelações feitas por Marcelo Odebrecht e seu pai sobre o ex-presidente Lula e a ex-presidente Dilma devem provocar uma revolução na Lava Jato. Marcelo Odebrecht fornecer tantos detalhes sobre o esquema de corrupção da empreiteira com o PT, que chegou a ser aplaudido pelos procuradores e investigadores da Polícia Federal que estavam presentes em seu depoimento.

A superdelação da Odebrecht deve desencadear novas fases e desdobramentos da Operação Lava Jato já nos próximos dias, logo após a homologação do acordo pelo Supremo Tribunal Federal, STF. 
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget