\imprensa Viva
.

Lula muda de comportamento após prisão.


A arrogância e prepotência do ex-presidente Lula perante as autoridades que investigam seus crimes é apenas um sintoma de seu pavor diante da certeza de que será efetivamente preso em breve. O comportamento é tipico de qualquer criminoso que acredita em suas habilidades em apagar os rastros de seus crimes. Embora tenham consciência de que as autoridades sabem de sua culpa, imagina que os investigadores jamais irão encontrar uma prova factual que os incriminem.

Mesmo após ser preso, Lula passará um bom tempo nutrindo a esperança de ser libertado em pouco tempo. Será iludido pelos advogados, que lhe irão lhe apresentar brechas jurídicas virtualmente capazes de reverter decisões judiciais a seu favor. A fé e a esperança de poder ser ver livre e tripudiar sobre seus detratores irá alimentar esta ilusão de que poderá se ver livre de suas condenações.

Mas na medida em que os dias se passarem e a ficha começar a cair, Lula perceberá que está de fato encrencado e passará a contemplar a possibilidade de apodrecer na prisão. Sua conversão a realidade dos fatos será como aquela do pecador que confessa seus pecados para ser aceito por Jesus. O velho covarde cairá de joelhos, vai chorar e confirmar que cometeu uma séria de crimes. Passará vários dias avaliando quem poderá entregar para as autoridades em um eventual acordo de delação premiada.

Foi assim com o mega empresário bilionário Marcelo Odebrecht, preso há mais de um ano. Seu comportamento era exemplo dos mais mais desagradava em termos de arrogância e prepotência.

 — Parecia que não tinha entendido que estava preso. A ficha só foi cair meses depois — conta um dos delegados federais que acompanham sua rotina desde então.

O Marcelo que hoje frequenta a carceragem da Polícia Federal, em Curitiba, é outro: aparente humildade, cabeça baixa e braços para trás são hábitos que parece ter incorporado, conta quem viu o antes e depois da prisão. Leva uma pastinha com suas anotações embaixo do braço, com detalhes de sua tentativa de colaboração. Este é Lula amanhã.
_____________
__________

Postar um comentário

Todas as notícias

Siga no Facebook

MKRdezign

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget